Após tomar posse na Câmara Municipal de Manaus (CMM), assumindo a vaga da professora Jaqueline (UB), que se tornou deputada estadual após a deputada Joana Darc assumir a recém-criada Secretaria de Proteção Animal do Estado (SEPT), o vereador Amauri Gomes (UB) destacou seu compromisso com o mandato na casa legislativa. A declaração foi dada em entrevista à Edição Especial do programa Agente Político, exibida nesta sexta-feira (31/10).
O parlamentar explicou que, mesmo antes de assumir oficialmente a cadeira, já desempenhava um trabalho semelhante ao de um vereador. Há cerca de 10 anos, ele vem cobrando o poder público, fiscalizando e atuando de forma integrada. Agora, com a cadeira na Câmara, terá condições de ampliar essas ações e contar com alguns recursos e privilégios que o cargo proporciona.
“É como eu sempre digo, eu não entro para fazer, eu já fazia, e agora eu tenho a oportunidade de fazer muito mais”, destacou.
Segundo Amauri, suas atividades na CMM serão voltadas para a fiscalização do Executivo, com o objetivo de viabilizar a criação de políticas públicas relacionadas às pautas que defende, como:
- Proteção aos animais de rua;
- Combate ao abandono;
- Maus-tratos;
- Questões ambientais.

Implementação de projetos
Além disso, destacou que já existem alguns projetos em andamento, como a implementação de um abrigo para animais em Manaus, que terá mais estrutura e possibilitará a integração com outros órgãos de segurança da cidade, reforçando
“O vereador tem praticamente a função de obrigar o Executivo a criar políticas públicas. Se o Executivo não fizer o que tem que ser feito, nós vamos denunciar na tribuna e levar ao conhecimento da população que alguém não está cumprindo sua parte, e não pode ser eu, né?”, destacou.
Políticas públicas e atuação
O vereador destacou que está realizando levantamentos de causas relacionadas a políticas públicas. Ele ressaltou que não terá nenhum vínculo de atuação com a base do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), e que seu trabalho será voltado para a fiscalização do Executivo.
Segundo ele, se a prefeitura identificar e corrigir erros, ótimo; caso contrário, ele continuará atuando para cumprir seu papel de fiscalizador, reforçando que não há possibilidade de compor a base da prefeitura, enfatizando que sua atuação será firme diante das ineficiências da gestão municipal.
Confira a entrevista completa em:
