O Boi Caprichoso deu início ao lançamento das toadas para a temporada 2026, preparando-se para o Festival de Parintins, quando apresentará no Bumbódromo o tema “Caprichoso: brinquedo que canta seu chão”. As duas primeiras canções homenageiam figuras tradicionais da arena: a porta-estandarte e a sinhazinha da fazenda.
A novidade foi anunciada pelo presidente Rossy Amoedo durante a comemoração dos 112 anos do bumbá, realizada no curral Zeca Xibelão, no último dia 18 de outubro.
A primeira toada divulgada, “A Deusa e o Estandarte”, é de autoria de Frank Azevedo, Christine Rondon e Oberdan Bastos, e exalta a força e o encanto da porta-estandarte Marcela Marialva.
Já a segunda “Leveza de Sinhá”, de composição de Guto Kawakami, Gabriel Moraes e André Anzoategui, homenageia a sinhazinha da fazenda Valentina Cid e traz um detalhe inusitado: o som do leque se abrindo, símbolo característico do item, reproduzido na melodia.
Ambas as toadas contam com produção musical de Adriano Aguiar, Valdenor Filho, Neil Armstrong e Patrick Araújo, e já estão disponíveis nas plataformas digitais.
