Professores em exercício das redes pública e privada de todo o Brasil, inclusive os contratados temporariamente, já podem solicitar a Carteira Nacional Docente do Brasil (CNDB) no site do programa Mais Professores para o Brasil.
A carteira é destinada a profissionais de todos os níveis e etapas da educação, desde a educação infantil até o ensino superior. O Ministério da Educação (MEC) estima que 2,7 milhões de carteiras podem ser emitidas voluntariamente no Brasil.
Com validade em todo o território nacional por dez anos após sua expedição, o documento oficial terá a data expressa na própria carteira.
A iniciativa do governo federal tem o objetivo de identificar os professores e facilitar o acesso a descontos de meia-entrada em eventos culturais e a novos benefícios em algumas lojas parceiras do programa.
Como solicitar?
Ao acessar o site do programa Mais Professores para o Brasil, o professor terá que fazer login com a conta Gov.br. Em seguida deverá clicar no botão “Solicitar CNDB”.
Caso atenda aos critérios, o sistema carregará automaticamente os dados pessoais e informações de vínculo com instituições de ensino, filiação e estado. Se estiverem corretas, deverá clicar em “Confirmar dados”. Em caso de erro será preciso entrar em contato com a instituição empregadora para correção.
Após a confirmação, o professor seguirá o cadastro com outras informações pessoais, como endereço completo, e-mail e telefone para contato. Em seguida anexará uma foto e o sistema enviará uma prévia da CNDB. Se os dados estiverem corretos, basta confirmar a emissão da carteira.
Por fim, será disponibilizada a versão digital da CNDB, que pode ser baixada imediatamente e já garante acesso aos benefícios do programa.
Mais Professores
Instituído pelo Decreto nº 12.358/2025, o programa Mais Professores para o Brasil foi construído em reconhecimento ao papel central dos docentes no processo de aprendizagem dos estudantes e no sucesso das políticas educacionais.
A iniciativa tem como objetivos fortalecer a formação docente; incentivar o ingresso de professores no ensino público; e valorizar os profissionais do magistério, proporcionando-lhes recursos e oportunidades de desenvolvimento profissional contínuo.
O programa prevê as seguintes iniciativas: Pé-de-Meia Licenciaturas; Bolsa Mais Professores; Prova Nacional Docente; Portal de Formação; e ações de valorização em parceria com bancos públicos e outros ministérios.
*Com informações da Agência Brasil e Ministério da Educação
