Neste domingo (12/10), às 17h, o Largo de São Sebastião será palco do lançamento da 2ª edição do livro “As Aventuras da Cunhã”, com a presença da artista amazonense Isabelle Nogueira. Durante o evento, Isabelle participará de sessão de autógrafos, proporcionando uma interação especial com os pequenos leitores.
O lançamento, realizado no Dia das Crianças, promete unir cultura, diversão e literatura, e a obra é publicada pela Editora da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). A iniciativa faz parte das ações do programa Mania de Ler, coordenado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

Sobre a obra
A obra “As Aventuras da Cunhã”, de autoria de Isabelle Nogueira e Darlisom Ferreira, apresenta Cunhã, personagem inspirada na própria Isabelle, que conduz crianças e jovens pelo universo da Floresta Amazônica e dos saberes tradicionais, acompanhada dos amigos Manu e Gerson.
A história percorre os rios que ligam Manaus a Parintins, destacando a riqueza cultural e natural da região, e Cunhã se apresenta como um símbolo de representatividade da mulher amazônica, em uma HQ que valoriza elementos da cultura local.
A primeira edição do livro foi lançada em junho, com prefácio da ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, ilustrações de Eunuquis Aguiar e curadoria do pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da UEA, Darlisom Ferreira. A obra também foi apresentada em Parintins, onde Isabelle atua como embaixadora do Festival.
Com foco educativo e cultural, a nova edição chega em formato compacto, pensado para caber na palma das mãos do público infantojuvenil, mantendo uma linguagem acessível e divertida, ideal para incentivar a leitura e o interesse pelas histórias da Amazônia.
Segundo Darlisom Ferreira, a segunda edição do livro traz novidades importantes, como a coedição com a Reggo Editora.
“A segunda edição passa a ser publicada em co-edição com a Reggo Editora, o que possibilita que a HQ esteja disponível para aquisição em todo o Brasil, inclusive na Amazon. O formato é menor, a gramatura e o tipo de papel foram aprimorados, garantindo mais qualidade aos quadrinhos”, destacou.
Ferreira destaca que a nova edição pretende alcançar crianças, jovens e adultos que não tiveram acesso à primeira, possibilitando que todos conheçam a cultura, a amazonidade e a experiência do Festival de Parintins retratada na história.

Programação
Além do lançamento do livro, as atividades no Largo de São Sebastião começam às 16h, incluindo brincadeiras populares, oficinas criativas, contação de histórias, apresentações circenses, personagens infantis, cortejos artísticos e outras atrações voltadas para a diversão e o aprendizado das crianças.
No Espaço Carreta Palco, a programação começa às 17h com animação infantil, seguida de show de mágica às 18h e, às 19h, um espetáculo teatral encerra o primeiro dia de festa.
As atividades se estendem ao longo da semana com edições do Circuito da Alegria e ações culturais em diferentes locais de Manaus:
- Centro Estadual de Convivência da Família Magdalena Arce Daou – bairro Santo Antônio, zona Oeste;
- Centro Estadual de Convivência da Família Padre Pedro Vignola – bairro Cidade Nova, zona Norte;
- Parque Rio Negro – bairro São Raimundo, zona Oeste.
Veja a programação completa:
14 de outubro
- 9h às 11h – Teatro da Instalação: Espetáculo Esse Canto Dança?, do Corpo de Dança do Amazonas – Programação fechada para escolas
- 14h às 17h – Centro Estadual de Convivência da Família Magdalena Arce Daou: Brincadeiras populares; oficinas criativas; Mania de Ler; Espetáculo Esse Canto Dança?
16 de outubro
- 9h às 11h – Teatro da Instalação: Espetáculo Esse Canto Dança?, do Corpo de Dança do Amazonas – Programação fechada para escolas
- 14h às 17h – Centro Estadual de Convivência da Família Padre Pedro Vignola: Brincadeiras populares; oficinas criativas; Mania de Ler; Espetáculo Esse Canto Dança?
19 de outubro
- 17h às 20h – Parque Rio Negro: Brincadeiras populares; oficinas criativas; Mania de Ler; MovCeu; Espetáculo teatral