Aproximadamente 13 mil litros de bebidas, entre cervejas e energéticos, foram apreendidos e inutilizados nesta quinta-feira (9/10), durante uma fiscalização da Prefeitura de Manaus. Os produtos estavam em condições irregulares de armazenamento e foram encontrados em uma distribuidora no bairro Jorge Teixeira, na zona Leste da capital.
A ação integra a operação “Zero Metanol”, conduzida pela Diretoria de Vigilância Sanitária (Visa Manaus), da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), com apoio do Procon Manaus e das polícias Civil e Militar. O objetivo é coibir a adulteração de bebidas alcoólicas e prevenir riscos à saúde da população.

Segundo a Visa Manaus, os produtos, cerca de 12,6 mil litros de cerveja e 400 litros de energético, apresentavam avarias, estavam vencidos ou expostos de forma inadequada, em área aberta, sob sol e sem condições mínimas de higiene. A distribuidora foi autuada e responderá a processo administrativo sanitário, sujeito a multa que pode chegar a R$ 58.148,00, além de outras penalidades.
Os itens foram encaminhados para o Aterro de Resíduos Sólidos de Manaus, onde foram inutilizados. De acordo com o gerente de Vigilância de Alimentos da Visa, Ricardo Celestino, a medida visa impedir a distribuição ou desvio desses produtos, o que representaria um risco grave à saúde pública.
“Sem a devida segregação e informação a respeito da condição em que as bebidas se encontravam, elas poderiam ser distribuídas por engano ou desviadas de forma criminosa, expondo a população a agravos à saúde”, salientou.
Desde o início da operação, no dia 6 de outubro, 20 estabelecimentos foram fiscalizados, com quatro autuações por falta de licenciamento sanitário e irregularidades no armazenamento.
Orientações
A Visa Manaus orienta a população a evitar o consumo de bebidas de procedência desconhecida, verificar prazo de validade, rótulo, vedação e o registro no Ministério da Agricultura.
Denúncias podem ser feitas à Ouvidoria da Visa Manaus pelo telefone (92) 98842-8481 ou e-mail visamanaus.ouvidoria@gmail.com.
Casos de suspeita de intoxicação por metanol devem ser imediatamente encaminhados às unidades de emergência médica. A substância é extremamente tóxica e pode causar cegueira ou morte. Os canais de atendimento do Centro de Informações Toxicológicas do Amazonas (CIT/AM) e da Anvisa estão disponíveis para orientar a população.