Nesta quarta-feira (8/10), o espetáculo “Mojubá”, da Café Preto Produções Artísticas, é apresentado no Teatro Amazonas, às 20h, como parte da mostra “Jurupari Adulto” do 19º Festival de Teatro da Amazônia (FTA). A entrada é gratuita e a classificação indicativa é de 16 anos.
Com direção, atuação e concepção da atriz Correnteza Braba, a obra aborda o pertencimento dos povos de terreiro nos espaços urbanos, trazendo à cena questões como o racismo religioso e o apagamento histórico das tradições afro-brasileiras em Manaus. O espetáculo é resultado da pesquisa “Encruzilhada: ponto de partida para a criação performativa”, desenvolvida em 2021.
“Apresentar ‘Mojubá’ no palco do Teatro Amazonas é mais do que fazer teatro, é reafirmar a cidade de Manaus como uma encruzilhada de Exu e como um território de povos afrodiaspóricos”, afirma Correnteza Braba.
A programação completa do Festival de Teatro da Amazônia 2025 pode ser consultada no site oficial do Fetam, e também no perfil do evento no Instagram, @fetam.teatro.
Sobre o Festival
O Festival de Teatro da Amazônia é promovido pela Federação de Teatro do Amazonas (Fetam), com apoio do Governo do Estado, Prefeitura de Manaus, Sesc Amazonas, Universidade do Estado do Amazonas (UEA), entre outras instituições.
Em 2024, o FTA foi reconhecido nacionalmente com o prêmio Cenym na categoria “Melhor Projeto ou Evento de Incentivo ao Teatro”. A atual edição reúne mais de 600 profissionais e prevê alcançar cerca de 10 mil pessoas.