A onça-pintada resgatada pela Polícia Militar do Amazonas (PMAM), por meio do Batalhão de Polícia Ambiental (BPAmb), após ser vista nadando por horas no Rio Negro, em Manaus, na quarta-feira (1º/10), foi baleada na cabeça com um tiro de espingarda. A informação foi confirmada pela equipe de veterinários que presta atendimento ao animal, que segue sob cuidados intensivos em uma clínica especializada.
O felino foi localizado após uma denúncia feita por um morador ribeirinho, por volta das 15h, informando que uma onça aparentando cansaço extremo tentava atravessar o rio. Durante a operação de resgate, os policiais improvisaram um dispositivo de flutuação para evitar que o animal se afogasse enquanto aguardava apoio técnico.

A remoção foi feita com o auxílio de um especialista da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e da Secretaria de Estado de Proteção Animal (Sepet). O animal foi encaminhado a uma clínica veterinária, onde exames detalhados revelaram diversos ferimentos causados por arma de fogo, dentes fraturados e projéteis alojados no corpo, indicando que o animal foi alvo de violência antes de tentar atravessar o rio.
A PMAM reforçou o apelo para que a população denuncie qualquer tipo de crime ambiental por meio do telefone 190. A identidade do denunciante é mantida em sigilo. O caso deve ser investigado para identificar os responsáveis pelo disparo.