O Programa Bolsa Universidade (PBU) 2026 abriu inscrições, que seguem até o dia 2 de outubro, para mais de 40 mil oportunidades de graduação em instituições de ensino participantes. Serão ofertadas bolsas de estudo integrais e parciais, nos percentuais de 100%, 75% e 50%. O edital foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM).
No total, estão disponíveis:
- 40.388 vagas para ampla concorrência;
- 2.286 vagas destinadas a Pessoas com Deficiência (PcDs);
- 1.053 vagas para pessoas com 60 anos ou mais.
O edital disponibiliza 73 cursos em instituições privadas de ensino superior, ampliando o acesso ao ensino em diferentes áreas do conhecimento. São 15 instituições privadas credenciadas, que garantem variedade de opções acadêmicas; e 24 unidades distribuídas em diferentes zonas de Manaus, facilitando o acesso dos estudantes e descentralizando a oferta de vagas.

Saiba quais são os requisitos para participar:
Para concorrer ao Programa Bolsa Universidade (PBU), o candidato deve:
- ser brasileiro nato ou naturalizado e residir em Manaus;
- ter renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo;
- estar matriculado ou apto a se matricular em uma das instituições parceiras;
- ter ensino médio completo ou equivalente;
- Não possuir diploma de nível superior;
- Não estar matriculado em instituição pública de ensino superior nem ser beneficiário de outros programas de graduação.
Como realizar a inscrição?
O candidato deverá acessar o Portal do Candidato e realizar o cadastro com CPF e senha para obter o login. Após o acesso, será necessário preencher o formulário de inscrição, composto por quatro etapas, sendo obrigatório o preenchimento de todos os campos marcados com asterisco (*). Concluído o processo, o candidato deve emitir e imprimir o Comprovante de Inscrição.
Em seguida, é preciso emitir o Comprovante de Renda Familiar, disponível em link específico, que deverá ser apresentado junto ao formulário de inscrição na etapa de entrega de documentos.
Caso o candidato ou algum familiar exerça atividade como trabalhador autônomo, será necessário emitir a Declaração de Renda Autônoma. No caso de familiares, a declaração deve ser emitida em nome deles e conter a assinatura do próprio familiar.
Etapas do Processo Seletivo
O processo seletivo será realizado em três etapas:
- Inscrição eletrônica: preencher o formulário online e emitir a declaração de renda familiar;
- Classificação: realizada pelo órgão coordenador do programa;
- Entrega de documentos: os candidatos classificados devem comparecer ao local indicado no edital para comprovar as informações da inscrição. A não apresentação da documentação exigida resultará na eliminação.