Cultura

Exposição indígena ocupa mirante Lúcia Almeida hoje (24/9)

A exposição, contemplada pela Política Nacional Aldir Blanc (Pnab), tem como objetivo valorizar e dar visibilidade à simbologia e à ancestralidade dos grafismos kubeo.

Escrito por Redação
21 de setembro de 2025
Foto: Mateus Santos/Concultura

O mirante Lúcia Almeida, no centro histórico de Manaus, é palco da exposição “Ohari Wii – Grafismo Indígena Kubeo”, primeira mostra assinada pela artista indígena Fernanda Campos da Silva, da etnia kubeo. A iniciativa iniciou na sexta-feira (19/9) e é aberta ao público. 

A exposição, contemplada pela Política Nacional Aldir Blanc (Pnab), tem como objetivo valorizar e dar visibilidade à simbologia e à ancestralidade dos grafismos kubeo, que expressam elementos da espiritualidade, saberes tradicionais e identidade cultural do povo indígena. As obras apresentadas trazem aspectos que vão além da estética, evidenciando o grafismo como forma de resistência e de transmissão de conhecimento.

Para o presidente do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), Tony Medeiros, a exposição reforça o compromisso da instituição com a diversidade artística da capital. “Projetos como este fortalecem nossa identidade cultural e valorizam a cultura indígena de Manaus”, afirmou.

Foto: Mateus Santos/Concultura


Idealizadora da mostra, Fernanda Campos da Silva explica que sua produção artística reflete memórias e aprendizados herdados de sua comunidade. Segundo ela, os desenhos representam temas como a medicina tradicional e mitos de origem do povo kubeo, como a canoa de transformação. A artista destaca ainda o papel educativo e econômico do projeto, com potencial de gerar oportunidades para outras comunidades indígenas.

Matérias relacionadas

plugins premium WordPress