Segurança

‘Defesa Civil Alerta’: teste do sistema será realizado neste sábado (20) em Manaus; veja como vai funcionar

Manaus é a primeira capital da Região Norte a operar o sistema nacional “Defesa Civil Alerta”, que tem por objetivo informar a população sobre o risco iminente de desastres naturais

Escrito por Redação
18 de setembro de 2025
Foto: João Viana/Semcom

Manaus é a primeira capital da Região Norte a operar a plataforma do sistema nacional “Defesa Civil Alerta”, que tem por objetivo informar a população sobre o risco iminente de desastres naturais. De acordo com a Prefeitura de Manaus, neste sábado (20/9), será realizado o teste de implementação do sistema na capital amazonense. 

Em operação em outras regiões do país, o sistema chega à região Norte através de uma parceria entre Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e Ministério das Comunicações (MCom). Entre os alertas sonoros e visuais que podem ser divulgados estão: 

  • alagamentos; 
  • enxurradas; 
  • enchentes; 
  • deslizamentos de terra; 
  • vendavais.

Previsto para o período da tarde, conforme cronograma estabelecido pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, a população vai receber um alerta sonoro junto a uma mensagem indicando que se trata de uma demonstração. 

“Você vai receber o sinal sonoro ou o seu telefone vai vibrar. O que você estiver fazendo ou se estiver em uma ligação, você vai receber essa mensagem. Alerta de demonstração Defesa Civil”, explicou Lima Júnior, secretário-executivo de Defesa Civil do município.

Lima Júnior, secretário-executivo de Defesa Civil do município. — Foto: João Viana/Semcom

Lima afirma que esse sistema é um grande avanço para a cidade de Manaus, pois a metade da população do Estado vive na capital. “Será um teste, não entrem em pânico. É uma situação apenas de teste para verificar realmente o funcionamento da plataforma, que será implantada pelo governo federal, em conjunto com o Estado e município”, orientou.

O sistema vai ser complementar às outras ferramentas de alertas de emergência da Defesa Civil, como SMS, TV por assinatura, Whatsapp, Telegram e Google Public Alerts. A diferença é que o “Defesa Civil Alerta” não precisa de cadastro prévio, sendo apenas necessário que os celulares tenham sistema Android ou IOS lançados a partir de 2020 e com cobertura de telefonia móvel com tecnologia 4G ou 5G.

Neste início de implantação do sistema na região Norte, os Estados vão emitir os alertas, mas os agentes da Defesa Civil do município já estão recebendo capacitação para operarem o sistema em Manaus, sendo a primeira capital do Norte a operar a plataforma. 

Tipos de Alerta

Quando estiver em pleno funcionamento, o sistema vai emitir dois tipos de alertas: Extremo e Severo. Veja a seguir como devem funcionar:

  • Alerta Extremo: sendo o nível mais crítico, acionará um sinal sonoro no celular semelhante a uma sirene, ainda que o aparelho esteja no modo silencioso, o que vai permitir maior eficiência do alerta nas situações de risco; 
  • Alerta Severo: indica que a urgência não é imediata e a população tem um tempo maior para se proteger. Nesse caso, o sinal sonoro será um “beep” similar ao do SMS.

Critérios

Para o uso do alerta extremo, a Defesa Civil vai identificar que a situação é de ameaça à integridade física ou à propriedade, que requer imediata evacuação ou busca por um abrigo. 

O alerta severo indica possibilidade de ocorrência de eventos adversos que irão atingir de forma severa a localidade, em no máximo duas horas, que ameaça a integridade física ou a propriedade, que requer preparação para evacuação ou busca de um abrigo.

Os sinais previstos para serem emitidos neste sábado (20) serão apenas testes, não sendo necessária a evacuação da população ou busca por abrigos.  

Matérias relacionadas

plugins premium WordPress