Neste sábado (20/9), será realizado em Manaus o teste do sistema nacional Defesa Civil Alerta, tecnologia desenvolvida para emitir alertas sonoros e visuais sobre riscos de desastres naturais. Criado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e pelo Ministério das Comunicações (MCom), o sistema visa informar, em tempo real, sobre a possibilidade de ocorrências como alagamentos, deslizamentos, enchentes e vendavais.
A plataforma já funciona em outras regiões do país e agora começa a ser implementada na região Norte, com Manaus sendo a primeira capital a operar a tecnologia.
O teste está previsto para o período da tarde. Durante a simulação, celulares com sistema Android ou iOS (lançados a partir de 2020) e com cobertura 4G ou 5G receberão uma notificação sonora ou vibratória acompanhada da mensagem indicando se tratar de um alerta de demonstração. “Será um teste, não entrem em pânico. É apenas para verificar o funcionamento da plataforma”, explicou o secretário-executivo da Defesa Civil municipal, Lima Júnior.
A tecnologia não exige cadastro prévio e funcionará como ferramenta complementar aos atuais canais de alerta da Defesa Civil, como SMS, TV por assinatura, WhatsApp, Telegram e Google Public Alerts.
O sistema será capaz de emitir dois tipos de aviso: extremo e severo. O alerta extremo, acionado em situações críticas, fará soar uma sirene no celular, mesmo em modo silencioso. Já o alerta severo será menos intrusivo, emitindo um som similar ao de um SMS e indicando que há tempo para ações preventivas.
Agentes da Defesa Civil de Manaus já estão sendo capacitados para operar o sistema, que será adotado em conjunto com os governos estadual e federal.