Segurança

Nova fase da operação ‘Militia’ cumpre mandados e prende ex-PM no Amazonas

A operação tem como objetivo desarticular um núcleo criminoso investigado por utilizar contas bancárias abertas de forma fraudulenta para lavar dinheiro oriundo de extorsões.

Escrito por Redação
17 de setembro de 2025
Foto: Divulgação MPAM

Dois mandados de prisão, um em Manaus e outro em Borba, e cinco de busca e apreensão, quatro na capital e um no interior, foram cumpridos na manhã desta quarta-feira (17/9) durante a segunda fase da operação ‘Militia’, deflagrada pelo Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), com apoio da Polícia Civil (PC-AM). Com as prisões desta quarta-feira, entre elas, a de um policial militar reformado, o total de detidos desde a primeira fase da operação, realizada em julho, chega a 11 pessoas. 

A ação é coordenada pela 60ª Promotoria de Justiça Especializada no Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública (Proceapsp). De acordo com o MPAM, as investigações apontam que o grupo também estaria envolvido em crimes como:

  • extorsão mediante sequestro;
  • falsidade documental;
  • estelionato;
  • lavagem de dinheiro.

A operação tem como objetivo desarticular um núcleo criminoso investigado por utilizar contas bancárias abertas de forma fraudulenta para lavar dinheiro oriundo de extorsões. As contas eram abertas em nome de terceiros, muitas vezes vítimas das práticas criminosas.

Durante coletiva de imprensa, o promotor de Justiça Armando Gurgel Maia, titular da 60ª Proceapsp, informou que equipamentos eletrônicos foram apreendidos e são considerados peças-chave para rastrear a movimentação financeira ilícita. “Foram coletados elementos digitais importantes para comprovar a criação fraudulenta de contas e a transferência de valores de forma eletrônica”, explicou.

Foto: Divulgação MPAM


O promotor também destacou que o nome de um perito da Polícia Civil foi utilizado indevidamente em uma das contas fraudulentas. Segundo ele, a suspeita de que o servidor público não tivesse envolvimento se confirmou, e sua colaboração foi essencial para o avanço das investigações.

Matérias relacionadas

plugins premium WordPress