A Defensoria Pública do Amazonas (DPE-AM) abriu, nesta segunda-feira (15/9), inscrições para o processo seletivo do projeto “Nosso Coração também é Azul”, com três vagas de estágio destinadas a estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
As inscrições vão até 22 de setembro e devem ser feitas exclusivamente pelo e-mail psicologiacea@defensoria.am.def.br, incluindo a formação de cadastro reserva. O edital foi publicado na edição 2493 do Diário Oficial Eletrônico da DPE-AM.
Os selecionados receberão uma bolsa mensal de R$ 1.050,54 e R$ 220,00 de vale transporte. A jornada de estágio será de 20 horas semanais.
Requisitos
Conforme o edital, os candidatos devem estar matriculados em instituições de ensino superior reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) e cursando a partir do 5º período.
Para realizar a inscrição, os interessados devem enviar:
- um documento pessoal com foto;
- currículo;
- histórico escolar com coeficiente e laudo médico de nível 1 de suporte, atestando estar na condição de pessoa com deficiência (Transtorno do Espectro Autista).
Todos os documentos devem ser enviados de maneira digitalizada.
O Centro de Estágio Acadêmico (CEA) juntamente com uma equipe multiprofissional realizará o processo de seleção por meio de análise do coeficiente do histórico escolar, na etapa classificatória, e análise curricular e entrevista, na etapa eliminatória.
O tempo de experiência e compatibilidade com as atividades da Defensoria Pública serão quesitos de avaliação. No caso de não haver inscritos com experiência, será considerado o tempo de experiência em projetos de extensão e/ou pesquisa da respectiva faculdade, bem como as especificidades da atividade a ser exercida pelo estagiário.
Os candidatos convocados deverão apresentar documentos como histórico escolar, declaração de matrícula, identidade, CPF e laudo médico atestando a condição de deficiência. A não apresentação dos documentos no prazo estipulado resultará na renúncia à vaga.
Sobre o projeto
O projeto “Nosso Coração também é Azul” foi idealizado e lançado em 2019, pela então coordenadora de Programas e Projetos da Defensoria, defensora Flávia Lopes, falecida em abril de 2020.
O projeto da DPE-AM é inédito no Brasil por criar uma equipe multiprofissional destinada a selecionar os candidatos a estágio. Durante o período, são realizados acompanhamentos psicossociais mensais e entrevistas de acompanhamento bimestrais com estagiários e supervisores.
“A retomada do projeto Nosso Coração é Azul, idealizado pela defensora pública Flávia Lopes (in memoriam), confirma o compromisso da Defensoria Pública com a inclusão, diversidade e oportunidades iguais”, destaca o Defensor Público Geral, Rafael Barbosa. “Realizar esse processo seletivo é significativo, uma vez que nos pautamos, desde sempre, na diversidade e no acolhimento, forças transformadoras em nossa instituição”, acrescenta.