Mais de 150 mil infrações de trânsito foram registradas por meio dos radares eletrônicos instalados em Manaus desde o início da operação dos equipamentos, em julho, até o fim de agosto deste ano. Segundo dados divulgados pelo Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), foram contabilizadas ao todo 156.761 autuações nesse período.
De acordo com o IMMU, a zona Oeste foi a região com maior número de infrações.
Radares com mais autuações:
- Avenida do Turismo com 42.721 autuações no total.
- Avenida Coronel Teixeira com 21.266 autuações.
Morte no trânsito
Dados da prefeitura apontam também uma queda nos índices de violência no trânsito desde o reforço das medidas de fiscalização. Entre janeiro e 1º de setembro deste ano, Manaus registrou 167 mortes em acidentes de trânsito, uma redução de 29% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando foram registradas 236 mortes. A queda também foi observada nos atropelamentos, que passaram de 64 para 58 casos (redução de 9%), e nas mortes de motociclistas, que caíram de 104 para 79 (redução de 24%).
De acordo com o diretor-presidente do IMMU, Arnaldo Flores, a intensificação da fiscalização eletrônica, aliada a ações educativas e investimentos em infraestrutura, tem contribuído para a redução dos índices de acidentes graves e mortes no trânsito da capital. “A implantação da fiscalização eletrônica tem sido uma ferramenta fundamental para salvar vidas. A meta da Prefeitura de Manaus é continuar investindo em tecnologia e infraestrutura para tornar o trânsito cada vez mais seguro para todos”, afirmou.
Demais ações
Para ampliar a segurança, o IMMU intensificou neste ano operações específicas como a “Cavalo de Aço”, voltada a motociclistas. Entre janeiro e julho, mais de duas mil abordagens foram realizadas, com 615 autuações e a remoção de 80 motocicletas.

Já a operação “Carga Pesada”, voltada a veículos de transporte de carga, resultou em 1.430 abordagens e mais de mil autuações por infrações diversas, além da remoção de 70 caminhões.