DC no off

TCE-AM: Um Tribunal Acima de Qualquer Suspeita

O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) deveria ser o guardião dos cofres públicos, o fiscal implacável dos gastos públicos.

Escrito por Redação
3 de setembro de 2025
Foto: Reprodução/TCE-AM

O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) deveria ser o guardião dos cofres públicos, o fiscal implacável dos gastos públicos. Mas, nos bastidores, a corte de contas é palco de disputas internas e da falta de interesse em pautas relevantes.

A atuação de alguns conselheiros é questionada, e há quem diga que o TCE-AM se tornou uma forma de premiação de carreira para quem é aliado do mandatário da vez.

Onde decisões deveriam ser tomadas em benefício de interesses público poucas são denuncias investigadas a fundo e punidas com rigor. Temos alguns recentes exemplos: O Viaduto Rei Pele, também conhecido como Viaduto Saci, obra denunciada por fortes indícios de irregularidades durante toda sua execução, ou o famoso caso das “10 mil ruas” muito anunciado pela Prefeitura de Manaus, mas nunca de fato asfaltadas e objeto de uma esperada CPI.

A população amazonense espera que o TCE-AM cumpra seu papel de fiscalizar os gastos públicos e garantir a correta aplicação dos recursos. No entanto, a falta de ação prática compromete a credibilidade do órgão. É preciso que o TCE-AM passe por uma profunda reforma, com a adoção de medidas para aumentar a transparência, fortalecer a fiscalização e punir os responsáveis por irregularidades.

Matérias relacionadas