Dois pariris e um filhote de capivara foram resgatados em Manaus, na segunda-feira (18/8), pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam). As ações foram registradas nos bairros Coroado, São José Operário 2 e Lírio do Vale. Um dos pariris não resistiu aos ferimentos e morreu durante o transporte ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
O filhote de capivara foi adquirido por um casal na avenida Efigênio Salles, zona Centro-Sul, após ser oferecido por um homem em situação de rua por R$ 20. O casal informou que comprou o animal com a intenção de acionar o resgate e o manteve alimentado com leite de caixinha e banana até a chegada da equipe do Ipaam.
Filhote de capivara resgatado — Foto: Divulgação/Ipaam
Já um dos pariris foi encontrado por um morador do bairro Coroado na noite de domingo (17/8), quando retornava da igreja. O outro exemplar da espécie, recolhido no Lírio do Vale, estava gravemente ferido e não sobreviveu.
Ave pariri resgatada — Foto: Divulgação/Ipaam
De acordo com o Ipaam, os animais resgatados foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), do Ibama, onde passam por avaliação veterinária e reabilitação. Após recuperação, devem ser reintegrados ao ambiente natural.
O diretor-presidente do Ipaam, Gustavo Picanço, destacou a importância da colaboração da população em casos de encontro com animais silvestres. “A participação cidadã é fundamental. Ao encontrar um animal fora de seu habitat, o ideal é não mantê-lo em casa, mas acionar os órgãos ambientais competentes”, afirmou.
O assessor ambiental da Gerência de Fauna do Ipaam, Gilson Tavernard, informou que a capivara não apresentava ferimentos, mas estava com perda de peso. Já o pariri resgatado com vida tinha lesões significativas.
Em caso de denúncias, a população pode acionar o Ipaam para resgate de animais silvestres pelo WhatsApp (92) 98438-7964.