O Plano Brasis 2025-2027 foi apresentado nesta segunda-feira (4/8), durante evento que reuniu representantes do setor turístico e instituições parceiras na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), em Manaus. A ação, resultado da colaboração entre Embratur, Governo do Amazonas, Amazonastur e Sebrae, visa promover o Amazonas no cenário internacional e faz parte de um circuito nacional que visitará as 27 unidades da federação.

O presidente da Amazonastur, Marcel Alexandre, representando o governador do Amazonas, Wilson Lima (UB), destacou a importância do plano como uma oportunidade de fortalecimento para o estado. “Nós recebemos o plano com entusiasmo e veremos o que precisamos conquistar. Mas temos certeza que nosso Amazonas, apesar de todos os abates que tem sofrido, ainda impressiona”, afirmou.
Durante a apresentação do plano, foram destacados atrativos do Estado como:
- biodiversidade da Floresta Amazônica;
- riqueza cultural;
- sustentabilidade;
- experiências de turismo de base comunitária.
Participaram do evento o diretor de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, Bruno Reis; a coordenadora de Comércio, Serviço e Economias de Futuro do Sebrae, Ana Clévia Guerreiro; a superintendente regional do Sebrae, Ananda Carvalho Pessôa; além do presidente da Amazonastur, Marcel Alexandre.
Foco no Amazonas
Até 2027, o plano aponta que os principais mercados a serem trabalhados para promoção do Amazonas são: Alemanha, Estados Unidos, França e Portugal. Já os mercados considerados em expansão incluem: Itália, Colômbia, Países Baixos e Canadá. Sendo que o Brasil é o único país da América do Sul com potencial de crescimento conjunto com a Colômbia.
A pesquisa também apontou como países pertencentes aos mercados de oportunidade: Austrália, Japão e China. “Qualquer país fora dessa projeção demanda mais recursos e mais trabalho na promoção”, afirmou Bruno Reis, diretor de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur.
O levantamento também indicou os destinos do Amazonas que já possuem posicionamento consolidado no ambiente digital e presença de operadoras de turismo:
- Manaus;
- Novo Airão;
- Presidente Figueiredo;
- Parintins;
- Barcelos.
“Os municípios que não comparecem nesta lista devem investir em divulgação no meio digital e também perto das operadoras de turismo”, recomendou Bruno.
Cenário nacional
Durante o evento, Bruno Reis também apresentou dados nacionais e ressaltou a mudança de posicionamento que o país tem buscado no mercado internacional. “Nosso trabalho nos últimos três anos tem sido reposicionar o turismo no Brasil que é muito focado no carnaval”, afirmou.
Dados da Organização Mundial do Turismo das Nações Unidas (ONU Turismo) mostram que a entrada de turistas internacionais no Brasil cresceu 48% no primeiro trimestre de 2025 em comparação com o mesmo período de 2024. Com esse desempenho, o Brasil ocupa a segunda colocação no ranking global de melhor performance, ficando atrás apenas do Paraguai.
Esse desempenho já representa 77,3% da meta prevista no Plano Nacional de Turismo (PNT) 2024-2027 para o ano de 2025, que projeta a chegada de 6,9 milhões de turistas internacionais.
“Em 2024 tivemos um recorde de mais de 6 milhões de turistas que visitaram o país, mais do que na Copa do Mundo. Além disso, em 2025 a previsão é de que o país vai quebrar esse recorde com 7 milhões de turistas”, ressaltou Reis.