Cultura

Boi Brilhante conquista o 67º Festival Folclórico do Amazonas com o tema “Terra-Folclore”

A categoria Ouro do festival aconteceu nos dias 25 e 26 de julho, no Sambódromo, em Manaus

Escrito por Camila Seixas
28 de julho de 2025
Fotos: Aguilar Abecassis/SEC

O Boi-Bumbá Brilhante é o campeão na categoria Ouro do 67º Festival Folclórico do Amazonas, após a apuração realizada nesta segunda-feira (28/7), no Centro Cultural Povos da Amazônia, bairro Distrito Industrial I, na zona Sul de Manaus. Com 43 anos de história, o diamante azulado celebra após jejum de 11 anos sem vencer o festival

Comemoração da vitória do Boi Brilhante. — Foto: Aguilar Abecassis/SEC

Para o presidente do Conselho de Arte do Boi Brilhante, Sinny Lopes, a vitória é fruto da reestruturação artística que o bumbá passou nos últimos anos, planejada para alavancá-lo na competição. 

“Foi uma reestruturação de três anos para chegar nesse momento. […] Quero agradecer a cada um dos nossos itens, a cada um dos nossos ritmeiros, a cada um dos nossos colaboradores, aos que trabalharam incansavelmente no ateliê, às batalhas fora da arena, de Rejane, Erli e Djanne. Muitíssimo obrigado! Aqui é só o começo!”, concluiu Sinny.

Representantes dos bois Tira Prosa e Brilhante. — Fotos: Aguilar Abecassis/SEC

Durante a entrega do troféu, a presidente da agremiação, Djanne Senna, agradeceu a conquista estando à frente do Boi Brilhante. Ela também aproveitou para pedir união entre os representantes dos demais bumbás nas próximas edições do festival. 

“O Brilhante tem todo o meu amor, toda minha dedicação […] foi com muito prazer que eu assumi essa tarefa e agradeço toda dedicação do Conselho de Arte. Eu quero fazer um convite aos seis presidentes, pra gente se unir e fazer um festival melhor, para que todos os seis venham grandiosos e bonitos. Pra gente fazer o festival retornar àquilo que ele foi na década de 90”, disse a presidente. 

Em segundo lugar ficou o Boi Tira Prosa, com 338,1 pontos, e o Boi Corre Campo ficou em terceiro lugar, com 338 pontos. 

Classificação Geral:

1º Lugar: Boi Brilhante – 339,3 pontos

2º Lugar: Boi Tira Prosa – 338,1 pontos

3º Lugar: Boi Corre Campo – 338 pontos

4º Lugar: Boi Garanhão – 337,4 pontos

5º Lugar: Boi Galante – 336,7 pontos

6º Lugar: Boi Clamor de Um Povo – 332,5 pontos

O diretor de eventos da Secretaria de Cultura, José Luís, conduziu a leitura das notas nesta segunda-feira. O gestor parabenizou todos os bumbás que, de acordo com ele, realizaram um verdadeiro espetáculo em 2025.

“Em nome do governador Wilson Lima, e do secretário de Cultura, Caio André, quero parabenizar a todos pela belíssima apresentação realizada, tanto na sexta-feira quanto no sábado. Quem foi ao Sambódromo e quem assistiu pela televisão, viu que foi realmente um belo espetáculo. Então, todos estão de parabéns”, disse.

A categoria Ouro do 67º Festival Folclórico do Amazonas aconteceu nos dias 25 e 26 de julho, no Sambódromo, em Manaus. O evento, organizado pelo Governo do Amazonas por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, é uma das maiores celebrações culturais do estado.

História do Brilhante

Fundado em 1982, o Boi Brilhante, conhecido como “diamante azulado”, representa o bairro Compensa, na zona Oeste de Manaus. 

Boi Brilhante — Foto: Aguilar Abecassis/SEC

Em 2025, emocionou o público com o tema “Terra-Folclore: a Saga Nordestina e a Transfiguração Cultural na Amazônia”, que exalta a relação entre o sagrado, a cultura popular e a resistência dos povos da Amazônia. O espetáculo marcou um momento simbólico para o grupo, que vem de um processo de reconstrução e fortalecimento nos últimos anos.

Matérias relacionadas