Mais de 212 mil alunos matriculados na rede municipal de ensino de Manaus terão acesso gratuito ao transporte público coletivo urbano, de forma permanente. A medida foi oficializada com a sanção do Projeto de Lei nº 441/2025 pelo prefeito David Almeida, nesta quinta-feira (10/7).
A nova legislação garante a cada estudante o direito a 44 passagens mensais não cumulativas, distribuídas proporcionalmente aos dias letivos. Para ter acesso ao benefício, é necessário:
- comprovar matrícula ativa;
- frequência escolar mínima;
- residência a uma distância superior a um quilômetro da escola.
Caso a cota mensal seja esgotada, o aluno poderá adquirir até 16 passagens adicionais com desconto de 50%.
“Agora é lei. Estudantes da rede municipal andam de graça no transporte coletivo de Manaus”, declarou o prefeito ao sancionar a proposta, ao lado do secretário-chefe da Casa Civil, Marcos Rotta.
De acordo com a Prefeitura de Manaus, a iniciativa tem como objetivo combater a evasão escolar e promover a inclusão social, eliminando uma das principais barreiras ao acesso à educação: o custo com transporte. Segundo estimativas da Prefeitura de Manaus, o passe livre pode representar uma economia mensal de até R$ 220 por aluno, aliviando o orçamento de milhares de famílias.
Para o secretário Marcos Rotta, a medida representa um avanço histórico. “Essa é uma ação inédita e histórica do prefeito. Deixa de ser uma iniciativa de governo para se transformar numa política permanente, por meio de uma Lei aprovada pela Câmara. Não existe legado maior do que o da educação”, afirmou.
