A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) publicou o edital de um Processo Seletivo Simplificado (PSS) para contratação temporária e formação de cadastro reserva de agentes e especialistas em proteção etnoambiental. No Amazonas, estão disponíveis 534 vagas.
As inscrições são gratuitas, presenciais e poderão ser realizadas entre os dias 4 e 22 de agosto. O edital completo está disponível no site oficial da Funai.
O objetivo é reforçar as ações de proteção aos povos indígenas isolados e de recente contato em todo o país e serão distribuídas entre quatro Frentes de Proteção Etnoambiental (FPEs):
- FPE Yanomami e Ye’kuana (Amazonas e Roraima) – 209 vagas
- FPE Waimiri Atroari (Amazonas e Roraima) – 15 vagas
- FPE Madeira-Purus – 124 vagas
- FPE Vale do Javari – 201 vagas
O processo seletivo também contempla oportunidades nos estados do Acre, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e no Distrito Federal. Há reserva de vagas para pessoas pretas, pardas, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.
Os profissionais selecionados atuarão diretamente na proteção de territórios indígenas, fortalecendo ações de vigilância, monitoramento e apoio às comunidades em áreas de difícil acesso.