O esboço claro de reação ajuda a entender o cenário atual do Amazonas nesta competição e em seu segundo ano de participação. Das 13 rodadas de brasileiro, foram 13 pontos conquistados. As únicas vitórias do time amazonense até aqui foram no seu caldeirão, em casa e no estádio Carlos Zamith contra o Operário, Athletic e agora Vila Nova. Três equipes vivendo situações distintas.
E daí que a vitória para o Amazonas consegue dá uma guinada importante para os planos futuros e até mesmo, pausa um momento conturbado que vive o clube no campo. Mesmo que não reconheçam, sabem que organizado não está. O técnico Guilherme Alves completou dois meses no cargo, no tempo dele e com os recursos apresentados, começou a dar um ritmo para o time. Ainda é longe do ideal, é claro. Mas, se dependesse dele escolher os contratados verdadeiramente, talvez haveria mais peso ser cobrado. Considero ele um guerreiro de conseguir seguir no comando da Onça em meio a todo esse cenário.
E daí que a vitória do Amazonas o coloca a beira de saída da zona de rebaixamento, o que é ótimo. Para respirar então, ajuda e muito. Com os 13 pontos, o aurinegro tem os mesmos pontos conquistados do Botafogo (SP) mas, o que os diferencia são o número de vitória. Mais afundado esteve o Amazonas e sem dúvida alguma com essa vitória eleva o nível e o astral do time para a sequência da série B.
E daí que o Amazonas vai buscando respirar melhor na competição, tentando encontrar os mesmos caminhos que o elevaram em potência no futebol amazonense e o selaram como o único clube local campeão brasileiro. Cada vitória teve sua história, que passou pela superação, pelo susto e pela garra de tentar sair desta incômoda situação. Isso é bom, até porque ninguém quer que o Amazonas caia de divisão, ao menos eu e muitos colegas de imprensa. É bom pra todos termos alguém na série B e na hora certa será ainda melhor observar o aurinegro reagir e reagir bem.
Colunista
Larissa Balieiro
Jornalista esportiva, apresentadora do Fora de Série AM, proprietária da @agenciaesportiva.lbame vencedora do Prêmio de Jornalista Esportiva mais admirada da região norte.
