Dois filhotes de peixe-boi-da-Amazônia (Trichechus inunguis) terão os nomes escolhidos pelo público através de uma campanha nacional lançada pela Eletrobras. A ação tem como objetivo promover a conscientização sobre a preservação dos biomas brasileiros, além de dar visibilidade ao trabalho de conservação realizado na região.
Os filhotes nasceram no Centro de Preservação e Pesquisa de Mamíferos e Quelônios Aquáticos (CPPMQA), localizado em Presidente Figueiredo, interior do Amazonas, após cinco anos sem registros de nascimentos no local; um marco importante para o monitoramento da espécie.
Criado em 1985 e mantido pela Eletrobras desde 1992, o CPPMQA atua na reabilitação, monitoramento e conservação de peixes-bois e outras espécies ameaçadas de extinção na Amazônia. Atualmente, o centro abriga 46 peixes-bois sob cuidados contínuos. Somente em 2024, cinco deles foram devolvidos à natureza na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Uatumã, em parceria com a Associação Amigos do Peixe-boi (AMPA).
Como participar?
O público pode participar sugerindo nomes e votando nos finalistas para batizar um filhote macho e uma fêmea. A votação ocorre entre os dias 13 e 18 de junho, pelo perfil oficial da Eletrobras no Instagram @eletrobrasoficial.
Regras para os nomes:
- Não podem ser ofensivos a qualquer grupo social;
- Não podem fazer referência a times esportivos;
- Não devem ter conotação política ou partidária;
- Não podem ter significado estritamente pessoal;
- Não devem remeter a marcas, empresas ou instituições.
Compromisso ambiental
A campanha integra uma série de ações da Eletrobras voltadas à sustentabilidade. Apenas em 2024, a companhia investiu R$269 milhões em projetos ambientais em todo o Brasil. Ao todo, são 92 espécies ameaçadas de extinção contempladas por programas de conservação ambiental mantidos pela empresa em diversos estados.
A preservação da vida silvestre faz parte do compromisso da Eletrobras com o desenvolvimento sustentável e a construção de um futuro mais equilibrado para as próximas gerações.
