Meio Ambiente

Cheia no Amazonas: Sobe para 36 o número de municípios em situação de emergência

Mais de 343 mil pessoas já foram afetadas; Defesa Civil mantém monitoramento contínuo dos rios em todo o estado.

Escrito por Redação
4 de junho de 2025
Divulgação

O número de municípios em situação de emergência no Amazonas subiu para 36, após Anori, Boa Vista do Ramos, Caapiranga e Itacoatiara passarem da condição de Alerta para Emergência. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (4/6) pelo Comitê Permanente de Enfrentamento a Eventos Climáticos e Ambientais. Com a atualização, 24 municípios permanecem em Alerta, nenhum está em Atenção e apenas dois seguem em condição de normalidade.

Ainda de acordo com o boletim, até o momento, 85.940 famílias foram atingidas, o que corresponde a aproximadamente 343.748 pessoas impactadas diretamente.

As nove calhas de rios do estado continuam em processo de cheia, com previsão de picos variados entre os meses de março e julho.

Monitoramento

A Defesa Civil do Estado reforça que o monitoramento da cheia é contínuo e realizado pelo Centro de Monitoramento e Alerta, que acompanha os níveis dos rios ao longo de todo o ano, garantindo informações atualizadas para a tomada de decisões e apoio às populações afetadas.

Matérias relacionadas