Cidadania

Mutirão do Registro Civil tem início em Manaus com grande mobilização no Vasco Vasques

Ação segue ao longo da semana, com diversos serviços

Escrito por Yasmin Siqueira
12 de maio de 2025
Diego Peres/Secom

Teve início nesta segunda-feira (12/05), no Centro de Convenções Vasco Vasques, em Manaus, a terceira edição da “Semana Nacional do Registro Civil – Registre-se!”, uma grande ação que tem como objetivo oferecer, gratuitamente, a emissão de documentos básicos para a população em situação de vulnerabilidade. O mutirão segue até sexta-feira (16/05), com atendimentos das 8h às 17h, sob a coordenação da Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas (CGJ-AM).

Logo nas primeiras horas do dia, centenas de pessoas já se encontravam na fila para garantir atendimento. A maior procura tem sido pela nova Carteira Nacional de Identificação. “Cheguei às 5h da manhã e já havia cerca de cinquenta pessoas. Mas o bom de chegar cedo é que o atendimento é rápido. Estou satisfeita”, relatou Cinthia Rogéria, que levou a filha para emitir o título de eleitor.

A emissão da nova carteira de identidade está entre os serviços do mutirão. — Foto: Alex Pazuello/Secom

Mais de 250 voluntários — entre estudantes de Direito e servidores do Poder Judiciário Estadual — foram capacitados para oferecer atendimento ao público. A preparação foi conduzida por técnicos da CGJ-AM e parceiros, na última quinta-feira (08/05), no auditório do Centro Administrativo Des. José de Jesus Ferreira Lopes.

A estrutura do evento reúne mais de 15 instituições parceiras que, em um único espaço, oferecem serviços como emissão de CPF, 1ª e 2ª vias de certidão de nascimento, título de eleitor, além de orientações jurídicas, retificação de documentos e até atendimentos de saúde.

“O programa Registre-se vem com um propósito firme: erradicar o subregistro civil de nascimento e garantir o direito de existir aos olhos da lei àqueles que nunca tiveram voz nos sistemas oficiais. A cidadania começa com um nome. E onde falta esse primeiro passo, faltam também os demais: saúde, educação, acesso à justiça e à dignidade”, afirmou o desembargador José Hamilton Saraiva dos Santos.

Presente na abertura, o governador do Amazonas, Wilson Lima, destacou a importância da iniciativa. “Esse não é apenas um mutirão de documentos, é um mutirão de dignidade. Estamos aqui com nossas estruturas estaduais — Saúde, Justiça, Prodan, FVS — para dar suporte completo. Estarei também acompanhando o trabalho no município de Humaitá, nos dias 14 e 15, reforçando nosso compromisso com a cidadania em todo o estado.”

Governador Wilson Lima durante a abertura do ‘Registre-se!’. — Foto: Alex Pazuello/Secom

De acordo com a CGJ-AM, não é necessário agendamento prévio. Basta comparecer ao local com os documentos disponíveis e realizar a triagem para receber as orientações. “Quem quiser tirar o novo RG pode trazer o RG antigo, a certidão de nascimento e CPF. Se não tiver algum desses, será encaminhado a um dos cartórios no local, onde poderá resolver tudo no mesmo dia”, explicou João Victor Figueiredo, voluntário da ação.

A “Semana Nacional do Registro Civil – Registre-se!” é uma iniciativa da Corregedoria Nacional de Justiça, realizada simultaneamente em todos os estados, com o objetivo de garantir acesso a direitos fundamentais por meio da regularização documental.

Matérias relacionadas

plugins premium WordPress