A tão aguardada fumaça branca foi lançada aos céus do Vaticano às 12h13 desta quinta-feira, 8 de maio, da chaminé da Capela Sistina trazendo uma notícia histórica: a Igreja Católica tem um novo Papa. O sinal, aguardado com expectativa por fiéis de todo o mundo, indica que os 133 cardeais chegaram ao consenso necessário, dois terços dos votos, para eleger o sucessor de Francisco, falecido no mês passado.
A escolha do 267º pontífice ocorre após intensas rodadas de votação, marcadas por diálogos reservados, oração e discernimento. O nome do novo Papa, que será revelado nas próximas horas com a tradicional apresentação na sacada da Basílica de São Pedro, o “Habemus Papam”, agora passa a liderar espiritualmente mais de 1,3 bilhão de católicos em todo o mundo.
A fumaça branca, gerada pela queima dos votos acompanhada de substâncias químicas específicas, representa o fim do sigilo do Conclave, que começou ontem, quarta-feira (7). O processo foi precedido pela Missa Pro Eligendo Romano Pontifice e pelo isolamento completo dos cardeais, que prestaram juramento de confidencialidade antes de iniciar as votações na Capela Sistina.
Com o conclave encerrado, os olhos do mundo se voltam agora para a sacada central da Basílica, onde o cardeal protodiácono anunciará o nome do novo Papa à humanidade.