Política

Wilson Lima descarta reforma administrativa e sinaliza ajustes pontuais no secretariado

Com prazo de descompatibilização eleitoral se aproximando, governador afirma que mudanças no governo serão limitadas e nega ampla reformulação

Escrito por Rosianne Couto
4 de fevereiro de 2026
Foto: Alex Pazuello/Secom

Com o prazo de descompatibilização eleitoral se encerrando em 4 de abril, o governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), afirmou que não pretende promover uma reforma administrativa no secretariado em 2025. Segundo ele, eventuais alterações na equipe de governo serão pontuais e motivadas, principalmente, pelo calendário eleitoral.

A declaração foi dada ao site Estado Político, na manhã desta quarta-feira (4), durante o lançamento do Programa de Apoio à Melhoria da Qualidade da Educação no Amazonas, promovido pelo Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM).

“Serão alguns ajustes. Não tenho em mente fazer mudanças no secretariado, serão mudanças pontuais”, afirmou o governador.

Atualmente, integrantes do primeiro escalão do governo já se articulam para disputar as eleições deste ano. Entre os nomes cotados estão Joana Darc, secretária de Proteção Animal; Caio André, secretário de Cultura; Serafim Corrêa, titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti); e o coronel Vinícius Almeida, secretário de Segurança Pública. Todos são pré-candidatos a vagas na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

O próprio governador também está sujeito às regras eleitorais. Caso confirme a pré-candidatura ao Senado Federal, Wilson Lima deverá se afastar do cargo até 4 de abril, transferindo o comando do Executivo estadual ao vice-governador Tadeu de Souza (Avante).

Matérias relacionadas