Pela primeira vez a Constituição Federal será lançada em língua indígena. O evento acontecerá na quarta-feira, 19, na cidade de São Gabriel da Cachoeira, com a presença de Rosa Weber, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ministra Cármen Lúcia e o governador em exercício, Tadeu de Souza.
Com a medida, o STF quer promover os direitos dos povos indígenas, no marco Internacional das Línguas Indígenas, das Nações Unidas, e busca o desenvolvimento sustentável.
A tradução da constituição foi realizada por indígenas do Alto Rio Negro e Médio Tapajós, e está na língua Nheengatu, mais conhecida como Tupi Moderno.
O projeto de tradução aconteceu em parceria com o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM), Escola Superior de Magistratura do Estado do Amazonas, e apoio da Fundação Biblioteca Nacional e da Academia da Língua Nheengatu.
Programação
Além do lançamento da constituição, as ministras e o governador participam da sanção da lei estadual de Cooficialização das Línguas Indígenas e instituição da Política Estadual de Proteção das Línguas Indígenas.
Rosa Weber também vai inaugurar escritórios sociais de São Gabriel da Cachoeira, Maués e Parintins.