Matérias
Política

Relator muda voto e Conselho de Ética arquiva processo por transfobia contra Nikolas Ferreira

Conselho de Ética da Câmara dos Deputados arquiva processo por transfobia contra Nikolas Ferreira após relator mudar voto de continuidade para arquivamento

Escrito por
August 10, 2023
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria

Em uma reviravolta surpreendente, o Conselho de Ética da Câmara dos Deputados decidiu arquivar o processo por transfobia contra o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG). A reviravolta aconteceu minutos após o relator do caso, deputado Alexandre Leite (União-SP), apresentar um relatório defendendo a continuidade do processo.

No relatório inicial, Alexandre Leite recomendou que o caso fosse levado adiante devido a falas de Nikolas no Dia Internacional da Mulher, em que o deputado usou uma peruca e fez comentários considerados transfóbicos, afirmando que "as mulheres estão perdendo espaço para homens que se sentem mulheres".

Entretanto, durante a votação no Conselho de Ética, o deputado Alexandre Leite mudou seu voto e passou a pedir o arquivamento do caso, com recomendação de censura escrita. Essa mudança inesperada de posicionamento influenciou os demais membros do Conselho, que aprovaram o arquivamento do caso por 12 votos a cinco.

Essa reviravolta não foi única na sessão do Conselho de Ética. No mesmo dia, o relator do caso envolvendo a deputada Carla Zambelli (PL-SP), que também estava sendo avaliado por quebra de decoro parlamentar, decidiu mudar seu relatório inicial de continuidade para arquivamento.

Essas mudanças de voto geraram críticas e suspeitas entre os parlamentares. O deputado Chico Alencar (PSOL-RJ) expressou preocupações sobre a possibilidade de um "acordão" para arquivar os casos e minimizar possíveis consequências para os deputados envolvidos.

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas