Matérias
Política

‘Prefeito deve explicações à Câmara’, diz Caio André sobre bloqueio de recursos

Presidente da CMM não descartou a instalação de um processo de impeachment contra David Almeida

Escrito por
November 10, 2023
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria

Na semana em que a palavra impeachment ecoou em meio ao embate entre Executivo e Legislativo da capital, o presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), Caio André (Podemos), admite, sem rodeios, pautar a medida, caso seja comprovada a irregularidade no bloqueio de recursos à casa por parte do prefeito. Em entrevista para o programa ‘Isso não é uma Entrevista’, do Diário da Capital, o vereador afirmou que David Almeida deve explicações à CMM, reiterou lealdade à Wilson Lima e ficou “em cima do muro” na escolha entre Amom e Roberto Cidade.

Vereador de primeiro mandato e, de cara, presidente da CMM, Caio André se mostra um parlamentar tranquilo, que diz não ter maiores ambições, pensando apenas na reeleição como em 2024. No jogo político atual, está em rota de ruptura com o grupo de David Almeida, que critica frontalmente a derrubada do empréstimo de R$ 600 milhões ao executivo municipal pela Câmara, na última quarta-feira.

No mesmo dia, a Prefeitura de Manaus bloqueou o acesso da CMM ao Sistema de Administração Financeira Integrada Municipal (AFIM). Caio se posicionou. “Acho que ele deve explicações à CMM em razão do que aconteceu. Não sei se isso teve ordem dele, do secretário, se teve erro da funcionária, sei que o que aconteceu de fato foi uma invasão de competência. Durante 24 horas a Câmara perdeu a autonomia financeira a que tem direito”, disse.

Para a próxima semana, Caio André adiantou que a funcionária responsável pela administração do sistema e o secretário Municipal de Finanças, Clécio da Cunha Freire, devem ser convidados para esclarecimentos. “Se houver necessidade de abrir procedimentos administrativos, serão abertos”, antecipou.

O parlamentar também destacou a aliança com Wilson Lima. Provocado, ele comparou o governador com o prefeito David Almeida. “O que o governador diz se concretiza. Até agora, o prefeito não conseguiu concretizar tudo aquilo que se propôs”, avaliou.

A entrevista completa de Caio André ao programa ‘Isso não é uma Entrevista’ está aqui.

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas