Matérias
Política

Dilma participa da Segunda Cúpula Rússia-África

A presidente do NBD busca verificar a posição dos países membros sobre o papel do banco na próxima cúpula do Brics, que acontecerá em agosto de 2023 na África do Sul

Escrito por
July 26, 2023
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria

A presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), Dilma Rousseff, encontra-se em São Petersburgo, na Rússia, para participar da Segunda Cúpula Rússia-África – Fórum Econômico e Humanitário. Durante o evento, Dilma deve se reunir com o líder russo, Vladimir Putin, e o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, para discutir o papel do NBD na próxima cúpula do Brics, que acontecerá em agosto de 2023 na África do Sul.

O objetivo dos encontros é verificar as opiniões dos países membros do Brics acerca do papel do NBD na cúpula, que será sediada no território sul-africano. Dilma Rousseff assumiu a presidência do NBD em abril deste ano e tem defendido um viés social para o banco, com foco em proteção ambiental, infraestrutura social e digital. Além disso, ela busca ampliar a inserção internacional da instituição e expandir as oportunidades para os países do Brics, assim como para outras nações emergentes e em desenvolvimento.

A cúpula do Brics será realizada em Joanesburgo, na África do Sul, de 22 a 24 de agosto. Era esperada a participação de Vladimir Putin no evento, mas o governo sul-africano confirmou que o líder russo não irá comparecer. No lugar de Putin, a Rússia será representada pelo ministro das Relações Exteriores, Serguei Lavrov, devido à controvérsia relacionada ao mandado de prisão emitido pelo Tribunal Penal Internacional (TPI) contra o presidente russo em março deste ano. Mesmo com a imunidade garantida aos líderes participantes pela África do Sul, o país ratifica o Estatuto de Roma e aceita a jurisdição do tribunal, o que implica que teria que executar o mandado de prisão contra Putin caso ele pisasse em seu território.

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas