Após as fortes chuvas que atingiram Manaus na terça-feira (14/10), diversos pontos da capital registraram alagamentos, causando transtornos à população. Devido à intensidade do temporal, a Defesa Civil do Amazonas emitiu um alerta no início da tarde, mas foi criticada por não indicar com clareza as áreas mais afetadas e por acionar o sistema de aviso apenas tardiamente, gerando insatisfação por parte da população.
O tema foi debatido durante a 92ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Manaus (CMM), realizada na quarta-feira (15/10), na qual o vereador Zé Ricardo (PT) voltou a cobrar ações efetivas da Prefeitura diante dos problemas causados pelas chuvas. O parlamentar destacou a necessidade de melhorias urgentes no sistema de drenagem pluvial da cidade, ressaltando que a estrutura atual não tem sido suficiente para conter os alagamentos e evitar prejuízos à população.
Além disso, cobrou maior atuação da Prefeitura, especialmente na prevenção de quedas de árvores durante os períodos de chuva, mencionando a falta de manutenção e poda adequada de árvores antigas, que podem representar riscos à segurança da população.
O parlamentar criticou a postura da base aliada do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), na Câmara. Segundo ele, o líder do governo costuma se ausentar das sessões, mas aparece durante as votações para orientar os vereadores a rejeitarem requerimentos que não sejam favoráveis à gestão.

“Há um silêncio da base do prefeito quando se trata de questões estruturantes, quando você vai falar dos problemas da cidade, muitas vezes ele prepara o líder, ele vem justamente para orientar, no dia de votações, a derrubar os requerimentos. Parece que a orientação é essa: derrubar qualquer requerimento que vai convocar secretários ou pedir informações, especialmente relacionados ao que está acontecendo agora em relação às consequências da chuva”, destacou.

Segundo o vereador, a população pôde ver novamente a situação do Centro de Manaus, com o sistema de drenagem que não funciona. Criticando a declaração do vice-prefeito, Renato Júnior, que atribuiu a culpa aos moradores por jogarem lixo nas ruas, e ressaltou que o poder público precisa implementar medidas concretas de prevenção para evitar os recorrentes alagamentos, além de adotar ações efetivas por parte do Executivo municipal para solucionar o problema.
Em discussão sobre o alerta da Defesa Civil, o parlamentar Eduardo Alfaia (Avante), líder da base do prefeito na CMM, afirmou que o sistema de avisos ainda está em fase de testes e, por isso, apresenta algumas falhas em sua operação.

“O sistema de alerta ainda está em fase de teste. A Defesa Civil Nacional está apoiando o município, capacitando nossos servidores da Defesa Civil municipal para implementarem e testarem o sistema. Por isso, certamente haverá alguma intercorrência até que o sistema esteja totalmente implementado e funcionando com toda a sua efetividade”, ressaltou.