Política

Professora Jacqueline toma posse como deputada estadual na Aleam

A parlamentar assume a vaga deixada pela deputada Joana Darc (União-AM), que se licenciou do cargo para assumir a Secretaria de Estado de Proteção Animal (Sepet)

Escrito por Clara Gentil
14 de outubro de 2025
Fotos: Danilo Mello/Aleam

A vereadora Professora Jacqueline (União-AM) tomou posse na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) nesta terça-feira (14/10). A parlamentar assume a vaga deixada pela deputada Joana Darc (União-AM), que se licenciou do cargo para assumir a Secretaria de Estado de Proteção Animal (Sepet).

Durante seu discurso de posse, Jacqueline agradeceu pela oportunidade e afirmou que pretende dar continuidade às pautas que já vinha defendendo como vereadora.

“Dar continuidade às minhas pautas que são a defesa das mulheres, a educação e também das áreas rurais. Vamos assumir muitas frentes de responsabilidade. Esse será um mandato voltado para mulheres, professores e as comunidades rurais do Amazonas, lutando para que esse grupo tenha voz, respeito e políticas que assegurem dignidade, oportunidade e valorização”, declarou.

Professora Jacqueline, durante discurso no plenário da Aleam. — Foto: Danilo Mello/Aleam


O deputado estadual Cabo Maciel (PL), presidente da Comissão de Educação da Aleam, também se manifestou durante a posse. Ele destacou a importância da chegada da nova parlamentar à Casa e colocou a Comissão à disposição para apoiar seu trabalho. “O que depender da Comissão de Educação desta casa de dar todo apoio e amparo a ela para que ela possa desempenhar o papel dela, nos daremos”, disse o parlamentar. 

Trajetória

Eleita pela primeira vez em 2012, Professora Jacqueline iniciou seu quarto mandato como vereadora em 2025. Nas eleições de 2024, ela obteve 14.729 votos e ficou como primeira suplente do União Brasil ao cargo de deputada estadual.

Vaga na CMM

Com a ida de Jacqueline para a Aleam, a vaga deixada na Câmara Municipal de Manaus (CMM) pode ser assumida por Caio André (União-AM), ex-vereador, ex-presidente da Casa e atual secretário de Cultura do Amazonas. Caso ele opte por permanecer no cargo de secretário, o segundo suplente do partido, Amauri Gomes, deve ser convocado.

O Diário da Capital solicitou posicionamento da CMM sobre a convocação do próximo suplente, mas não obteve resposta até o momento. 

Matérias relacionadas