A estudante Maria Luíza, da Escola Estadual Tenente Coronel Cândido José Mariano (CMPM V), localizada na zona centro-sul de Manaus, foi eleita para representar o Amazonas na etapa internacional do Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM) 2025.
A iniciativa é promovida pelo Setor Educacional do Mercosul (SEM) e tem como objetivo fortalecer a identidade dos jovens da América do Sul. A escolha de Maria Luíza, aluna da rede pública estadual, reforça a importância da educação como agente de transformação social.
A aluna foi uma das três mais votadas na etapa nacional e está entre os 26 estudantes selecionados para participar do encontro internacional, que ocorrerá entre os dias 11 e 13 de agosto, em Foz do Iguaçu (PR).
Nesta edição, os estudantes trabalharam com a temática “A integração regional e as mudanças climáticas”. A proposta é estimular o debate sobre questões de interesse público, proporcionar experiências enriquecedoras e fomentar a criação de projetos que gerem impacto positivo nas comunidades escolares.
Além de Maria Luíza, os estudantes Luisangel Uriel Moreno e Maria Eduarda Cavalcante também participaram da etapa nacional. Durante cinco dias de atividades como parlamentares, os alunos tiveram a oportunidade de interagir com colegas de outros estados e países membros do Mercosul.
Maria Luíza descreveu a vivência como transformadora: “A experiência dessa viagem foi incrível. Foi algo único, animador e especial, onde pude conhecer a realidade de vários estados e a vivência de cada pessoa”, comentou.
O que é o Parlamento Juvenil do Mercosul?
Criado pelo Setor Educacional do Mercosul (SEM), o Parlamento Juvenil do Mercosul é um espaço de escuta, diálogo e ação. Voltado para estudantes da rede pública dos países-membros e associados, o programa incentiva a participação cidadã e busca fortalecer a democracia por meio da construção coletiva de propostas sobre temas relevantes.
