O YouTube está testando uma nova ferramenta de inteligência artificial chamada "Dream Track", que permite a criação de músicas em parceria com nove artistas famosos. Entre eles estão Alec Benjamin, Charlie Puth, Charli XCX, Demi Lovato, John Legend, Papoose, Sia, T-Pain e Troye Sivan, todos dos Estados Unidos.
Neste experimento inicial, o Dream Track é capaz de gerar faixas de até 30 segundos para serem incorporadas em vídeos do Shorts. Os criadores podem simplesmente descrever o conteúdo do vídeo, escolher um dos artistas disponíveis no carrossel e gerar a trilha sonora, que inclui tanto a melodia quanto uma voz gerada artificialmente.
A ferramenta será disponibilizada inicialmente para um "pequeno grupo de criadores" nos Estados Unidos, sem previsão para o lançamento definitivo.
Além do Dream Track, o YouTube também introduziu o "Music AI Tool", que permite aos usuários gerar sons de instrumentos tradicionais a partir do cantarolar. No exemplo apresentado, a IA gerou uma faixa de saxofone a partir de uma melodia cantarolada. Este recurso está disponível para participantes do Music AI Incubator, um grupo de cantores e compositores fundado recentemente.
A iniciativa visa oferecer aos criadores de conteúdo uma maneira de explorar a criatividade com música em vídeos curtos, sem preocupações com violação de direitos autorais. A plataforma busca proporcionar experiências únicas para artistas, espectadores e fãs, contando com a colaboração ativa de músicos na fase de testes e desenvolvimento das ferramentas.