Com um processo marcado por acusações de misoginia contra o conselheiro Ari Moutinho, Yara Lins é a primeira mulher a assumir o Tribunal de Contas do Estado (TCE) por dois biênios. A posse da nova presidente do TCE aconteceu na manhã desta sexta-feira (1º), no Teatro Amazonas, e contou com a presença de diversas autoridades políticas do estado.
Apesar de um processo de pleito vencido por 5 votos a 2, Yara Lins assumiu o cargo de presidente do TCE sem que o polêmico assunto de ataques misóginos fosse mencionado. A nova presidente destacou que o Tribunal é uma das coisas mais importantes em sua vida e que pretende trabalhar arduamente para que a harmonia e a instituição funcionem perfeitamente.
“Costumo dizer que amo primeiramente a Deus, segundo minha família e em terceiro o Tribunal, e seguiremos para esse biênio com foco em melhorar cada vez mais o Tribunal do Amazonas”, afirmou.
O cargo foi passado pelo ex-presidente do TCE, Érico Desterro, a Yara Lins durante a cerimônia. Em seu pronunciamento, o conselheiro Desterro destacou que está passando a liderança da instituição com melhorias na transparência e na tecnologia do Tribunal.