O WhatsApp oferece aos usuários a opção de bloquear conversas individuais com uma senha diferente da utilizada no celular, adicionando uma camada adicional de proteção à privacidade. A novidade foi anunciada por Mark Zuckerberg, CEO da Meta, empresa controladora do WhatsApp.
Com essa atualização, os usuários têm a capacidade não apenas de bloquear conversas com senhas específicas, mas também de ocultá-las na lista de mensagens. Isso significa que uma conversa bloqueada só será visível após a inserção da senha na barra de pesquisa.
"Acreditamos que todos têm direito à privacidade, quer estejam compartilhando seu telefone com outra pessoa ou se encontram em uma situação vulnerável e precisam de proteções adicionais", afirmou a empresa sobre o lançamento.
Essa novidade complementa o recurso anterior de Bloqueio de Conversas, lançado em maio deste ano, que permitia ocultar conversas em uma caixa de entrada separada, utilizando a forma de bloqueio do próprio celular (senha ou biometria) para protegê-las.
O processo para bloquear conversas com senha diferente segue algumas etapas simples:
Toque e segure em uma conversa no celular ou arraste-a para o lado esquerdo;
Selecione a opção "Mais";
Escolha "Bloquear conversa";
Selecione uma senha diferente da utilizada no celular.
O WhatsApp destaca que os usuários podem optar por ocultar ou não as conversas da lista, tornando-as visíveis apenas ao digitar a senha escolhida, que pode incluir caracteres especiais, números e letras. O lançamento ocorrerá em etapas, começando para alguns usuários hoje e estando disponível globalmente "nos próximos meses".