Com o crescente risco de contágio da "Virose da mosca", doença que causa diarreia, febre, dor no corpo e vômito, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) emitiu um alerta, nesta sexta-feira (5) e deu dicas de como se prevenir da doença, que tem causado preocupação nas redes sociais. Veja a nota aqui.
Segundo o órgão, a enfermidade, cientificamente conhecida como Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar (DTHA), é causada pela ingestão de água e/ou alimentos contaminados por agentes de diversos grupos, como vírus e bactérias.
A doença pode apresentar sintomas como febre, dor abdominal, vômitos, diarreia, em alguns casos com presença de sangue ou muco nas fezes e desidratação. O problema pode ocorrer se o paciente tiver contato com alimentos contaminados.
"As moscas podem estar envolvidas na transmissão [...]. No entanto, destaca-se que a transmissão de agentes etiológicos patogênicos que causam doenças diarreicas agudas aos seres humanos e/ou animais apenas ocorrerá se os alimentos contaminados com o contato de moscas forem consumidos sem o devido cuidado, ou se as mãos e/ou utensílios contaminados não forem higienizados, adequadamente", explica a Fundação.
No comunicado, o órgão também alertou que para prevenir contra a doença é necessário a higienização das mãos com água e sabão ou álcool a 70%, frequentemente, manejo adequado de alimentos, ingestão de água tratada, manter os ambientes limpos, livres de resíduos, para proteger os alimentos de moscas, baratas e outros vetores.
Caso o paciente apresente sintomas é preciso procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência.