Matérias
Meio Ambiente

Vinte quilos do minério raro ‘vivianita’ são apreendidos em embarcação no Amazonas

Mineral, vendido por alto valor, seria entregue em Manaus

Escrito por
Thiago Freire
April 29, 2024
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria
Foto: Divulgação/SSP-AM

A Polícia Militar do Amazonas (PM-AM) apreendeu aproximadamente 20 kg de vivianita, dentro de caixas de papelão, em uma embarcação próximo de Barcelos, a 399 quilômetros de Manaus.

O mineral, que chega a custar mais de R$ 4 mil o quilograma na forma bruta, é vendido em lojas de joias e casas exotéricas com preços elevados. A apreensão ocorreu durante o cumprimento da operação Fronteira Mais Segura, da Secretaria de Estado de Segurança (SSP-AM), pelas equipes da Base Fluvial Arpão 2.

 

A APREENSÃO

Os policiais realizaram a fiscalização de rotina na embarcação Vencedor IX, que saiu de Barcelos com destino a Manaus, na noite da última sexta-feira (26). Durante o procedimento, encontraram duas caixas de papelão na área de bagagens, contendo 14 pedras de vivianita de vários tamanhos. Após pesagem, foram identificados 19,545 kg do mineral.

O material foi apreendido e levado à Polícia Civil (PC-AM). As investigações apontam que as encomendas seriam entregues a uma pessoa não identificada em Manaus. A vivianita é muito apreciada por colecionadores de todo o mundo por sua beleza e raridade.

 

MINERAL RARO

No mercado esotérico, acredita-se que a vivianita possui propriedades associadas à fertilidade, esperança, vida saudável, cura, equilíbrio e prosperidade. É considerada um mineral raro, com coloração verde, verde azul a verde-escuro, quase negro. Além disso, é fonte de fósforo e outros minérios.

Acredita-se também que ela atua no terceiro olho, influenciando a intuição, a evolução espiritual e a busca pela verdade, auxiliando no equilíbrio emocional e na cura do corpo físico e mental. A vivianita também é utilizada para auxiliar em doenças nos olhos, coração, fígado e sistema nervoso.

Além desse interesse comercial, a vivianita é composta por fósforo, que é de alta relevância na fabricação de adubos e fertilizantes.

Em 2011 uma reserva de vivianita foi confirmada pelo Departamento Nacional de Pesquisas Minerais (DNPM) em São Gabriel da Cachoeira (a 852 quilômetros da capital amazonense), dentro do Parque Nacional do Pico da Neblina. 

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas