Matérias
Política

Vereador critica falta de pagamento do Fundeb

A falta de pagamento do abono de fim do ano do Fundeb, foi criticada pelo político

Escrito por
Rhyvia Araujo
December 20, 2023
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria

O vereador William Alemão (Cidadania) questionou as prioridades de David Almeida (Avante), enquanto prefeito de Manaus, durante sabatina do programa “Isso Não é uma Entrevista”, com Cynthia Blink. 

Os polêmicos pedidos de empréstimos, as negativas da base aliada em requerimentos assinados pela oposição e o mais recente conflito municipal, ou seja, a falta de pagamento do abono de fim do ano do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), foram criticados pelo parlamentar.

Na participação no podcast, Alemão criticou requerimentos que estavam em curso na casa Legislativa, mas que foram rejeitados pela maioria dos colegas da Câmara Municipal de Manaus (CMM). “Eu pedi transparência dos valores do Fundeb e foi derrubado, existem valores que são repassados, mas eu os desconheço dentro da estrutura federal. O Fundeb, ele se restringe à própria fala do Executivo e ele fala que recebeu a menos e por isso não vai ter repasse. Eu não consigo compreender, se você tem um repasse, mesmo menor, porque não é dividido do mesmo jeito que chega? Aonde tá o questionamento do Executivo municipal sobre o repasse?”, perguntou o parlamentar.

Durante a entrevista, Alemão voltou a citar os pedidos de empréstimos nos valores de R$ 600 e 580 milhões de autoria do Executivo Municipal e argumentou que todos eles estavam “errados”.

“A gente tá falando de um negócio muito importante, que é dinheiro público. Você tem um fundo, mas ainda assim você tem que mostrar quais são os projetos, porque posteriormente você vai ter que fiscalizar o fundo, além do empréstimo. Então se torna tudo menos transparente, o lema dessa gestão é ser menos transparente. Por isso votei contrário. E o segundo projeto veio mais errado ainda”, disse Alemão.

Assista a entrevista completa aqui.

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas