O prefeito reeleito de Manaus, David Almeida (Avante), apresentou uma série de propostas durante a campanha eleitoral no setor de saúde, segurança e infraestrutura. No entanto, o histórico de promessas não cumpridas durante o primeiro mandato levanta questionamentos sobre a viabilidade do novo plano de governo para 2025 a 2028.
Entre as principais propostas de Almeida está a consolidação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e a criação de novos restaurantes do Prato do Povo a partir do próximo ano. Ele também se comprometeu a expandir o atendimento a famílias em situação de vulnerabilidade social, com a instalação de novas Centrais de Cadastro Único nas zonas Norte e Leste de Manaus. Além de reestruturar o Fundo Municipal do Idoso e a criar o “Selo Amigo do Idoso” para incentivar doações à Fundação Dr. Thomas.
Veja a seguir os planos por setor:
Segurança
Almeida propõe ações de prevenção, como a ampliação do patrulhamento com drones e a criação da “Guarda Ambiental”. Ele ainda promete convocar mais de 200 novos guardas municipais e continuar o programa de iluminação em LED.
“Nós vamos colocar mais 230 guardas armados já no início do ano. Até o final de 2025, devemos chamar o cadastro reserva, que é entre 120 e 150 guardas, e nós vamos ter um maior efetivo. Para os próximos anos, vamos fazer mais concurso público, para que a gente possa ter um efetivo de 1.500 homens, com a guarda patrimonial e guarda armada, e assim também ajudar na segurança pública da cidade de Manaus”, assegurou o Almeida.
Saúde
No setor, uma promessa polêmica é a construção do primeiro Hospital Municipal de Manaus — a proposta consta desde o primeiro Plano de Governo de David Almeida, mas que não chegou a ser concretizada.
Segundo Almeida, a pandemia de Covid-19 teria atrapalhado o andamento do projeto. No entanto, ontem (30/10), o prefeito afirmou que irá a São Paulo, Curitiba e Balneário Camboriú nesta sexta-feira (1/11) para viabilizar a proposta. Além do Hospital, Almeida promete também novos Centros de Atenção Psicossocial e Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Infraestrutura
No setor de Infraestrutura, o prefeito se compromete a implementar projetos viários, como a interligação do Parque 10 com a Avenida Efigênio Salles e a ampliação de importantes avenidas da cidade, como o Complexo Viário Avenida Brasil x Avenida Cel. Teixeira.
Segundo o Plano de Governo, a construção possibilita a ligação direta e sem interrupções para os maiores fluxos do local, aumentando a segurança e a fluidez do trânsito.
Promessas não cumpridas em 2021
Apesar das ambiciosas promessas para os próximos, Almeida enfrenta críticas sobre o desempenho no primeiro mandato. Entre as promessas não cumpridas estão a diversificação da matriz de produtos de exportação de Manaus, a regulamentação do projeto ‘Faixa Liberada’ para ciclistas, e a redução da mortalidade infantil em 10%.
Outra iniciativa que não saiu do papel foi o projeto “Adote uma Escola” e tampouco realocada para o Plano de Governo 2025-2028. Outro compromisso não cumprido foi a instalação de mini estações de ônibus climatizadas.
Os projetos “Adote uma Praça” e “ABC – Área de Baixo Carbono” também permanecem sem ações efetivas, assim como a meta de reduzir a mortalidade por acidentes de trânsito, que ainda não apresentou resultados visíveis. Além do Hospital Municipal de Manaus, a Unidade Móvel de Saúde do Homem, que prometia ampliar o acesso a serviços de saúde, segue sem ser implantada.