Se você ainda não se imunizou contra a gripe, esse é o momento para deixar a carteira de vacinação em dia. A campanha de vacinação contra a Influenza segue até o dia 26 de outubro em todo o estado do Amazonas, segundo a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP). A ação, operacionalizada pelas secretarias municipais de saúde, visa proteger a população contra as complicações da doença, especialmente em grupos de risco.
Segundo a FVS-RCP, a meta da campanha é vacinar, pelo menos, 90% do grupo prioritário, que inclui:
- Idosos a partir de 60 anos,
- Grávidas e puérperas;
- Crianças de 6 meses a menores de 5 anos;
- Pessoas com comorbidades;
- População indígena;
- Além de outros grupos determinados pelo Ministério da Saúde.
A secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, reforça a importância da imunização, principalmente das pessoas do grupo de risco. “A vacina é a arma mais importante de prevenção contra vírus e doenças. Eu peço que pais e mães levem seus filhos, assim como as gestantes, idosos e os demais integrantes dos grupos prioritários, se dirijam a uma unidade de saúde e recebam o imunizante”, disse.
A FVS-RCP recebeu 1,9 milhão doses do imunizante, que foram distribuídas para os 62 municípios do estado no mês de agosto em articulação da Gerência de Imunização junto às secretarias municipais de saúde. A campanha iniciou dia 2 de setembro.
A vacina utilizada na campanha é a trivalente, o que significa que ela protege contra três cepas do vírus Influenza, atualizadas conforme as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS). A gerente de Imunização do Amazonas, Angela Desirée, reforça a importância da população buscar os postos de vacinação.
“A gripe pode ser uma doença grave, especialmente para quem faz parte dos grupos de risco. A vacina é segura, eficaz e está disponível em todo o estado. É fundamental que as pessoas não deixem para última hora e compareçam aos postos, munidos de caderneta de vacinação e documento pessoal com foto”, acrescenta Angela.

Locais de vacinação
Os pontos de vacinação estão distribuídos em Unidades Básicas de Saúde e postos móveis em toda a capital e no interior. Veja a lista aqui.
Proteção ampliada
Além de proteger contra a gripe, a vacinação contribui para reduzir a sobrecarga no sistema de saúde. O imunizante pode ser aplicado no mesmo momento em que outros do Calendário Nacional de Vacinação, visando a atualização das vacinas de forma segura.
Sintomas
De acordo com o Ministério da Saúde, os principais sintomas da gripe são:
- Febre;
- Dor de garganta;
- Tosse;
- Dor no corpo;
- Dor de cabeça.
Em adultos sadios, o quadro clínico pode variar de intensidade. Porém, em crianças, a temperatura pode atingir níveis mais altos e também podem fazer parte quadros de bronquite ou bronquiolite, além de sintomas gastrointestinais.
O sintoma mais comum em idosos é a febre, geralmente sem atingir níveis tão altos. Por vezes, não vem acompanhado de outros sinais.
Outros sintomas de gripe (Influenza) que podem aparecer no quadro geral são diarreias, vômito, fadiga, rouquidão, além de olhos avermelhados e lacrimejantes.