Matérias
Saúde e Bem Estar

Unicef e Unaids lançam chatbot kefi para apoiar jovens com HIV

Desenvolvida pela startup Talk2U, a ferramenta oferece suporte anônimo e gratuito, podendo ser acessada pelo Whatsapp

Escrito por
Thiago Freire
November 14, 2023
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (Unaids) lançaram o chatbot Kefi, uma ferramenta de inteligência artificial não-binária desenvolvida para oferecer apoio anônimo e gratuito a adolescentes e jovens com HIV. Desenvolvida pela startup de impacto social Talk2U, a IA pode ser acessada pelo Whatsapp ou pelo número +55 11 5197-4395.

A chefe de Saúde, Nutrição e HIV/Aids do Unicef no Brasil, Luciana Phebo, destacou a necessidade de levar informações transformadoras para pessoas com HIV, especialmente para aqueles recém-diagnosticados. A adesão ao tratamento é crucial, e a Kefi visa fornecer suporte não apenas individual, mas também coletivo.

A pesquisa do Unicef revelou que informações acessíveis desempenham um papel fundamental na aceitação e adesão ao tratamento por adolescentes e jovens com HIV. O Kefi oferece um espaço humanizado, com empatia e confiança, através de uma conversa conduzida por inteligência artificial que garante total confidencialidade.

A diretora e representante do Unaids no Brasil, Claudia Velasquez, ressaltou a importância do Kefi para proporcionar acesso fácil à informação e orientação aos jovens com HIV, diminuindo a ansiedade, incentivando o início ou continuidade do tratamento e combatendo o estigma e a discriminação.

O Unicef e o Unaids enfatizam que a inteligência artificial, quando usada para o bem, pode ter um impacto significativo na promoção da saúde e no apoio a comunidades específicas, como os jovens soropositivos. O Kefi representa uma ferramenta acessível e democratizada para promover o bem-estar dessa população.

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas