Matérias

A série “IAN” acompanha o personagem homônimo em aventuras pela região amazônica

Escrito por
Letícia Misna
November 28, 2023
Leia em
X
min

Na próxima quinta-feira (30), professores da Universidade do Estado do Amazonas e da Secretaria de Educação e Desporto Escolar (Seduc) lançam os volumes 6 e 7 da História em Quadrinhos (HQ) “IAN”, que falam sobre os municípios de Maués e Tefé. 

A cerimônia de lançamento ocorre no Casarão de Ideias, na rua Barroso, Centro, com início às 18h. 

A obra é de autoria dos docentes Suzana Araújo e Marcos Roberto dos Santos (UEA), Megara Barbosa (Seduc), e foi produzida por uma equipe multidisciplinar, formada por professores e alunos. Também contou com a participação da Secretaria Municipal de Educação de Manaus (Semed), do Centro Educacional de Tecnologia e Robótica do Município de Maués e da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Tefé.

SOBRE A HQ

A série “IAN” acompanha o personagem homônimo em aventuras pela região amazônica. As primeiras edições foram lançadas em 2014, e consistem nos títulos:

  • Ianzinho em: Banho de gato (2014);
  • Ianzinho em: Uma questão de peso (2014);
  • IAN #Conectados (2014);
  • IAN e os peixes da Amazônia (2015);
  • IAN: Açaí (2019).

Nas novas edições, o garoto levará o leitor a descobrir mais sobre Maués e toda a sua tradição com o guaraná (“IAN: Festa do Guaraná de Maués” vol. 6), e sobre a cultura da castanha em Tefé (“IAN: Festa da castanha em Tefé” vol. 7).

A HQ é constituída, ainda, de diversas semioses da linguagem. Além dos tradicionais textos verbal escrito, imagem estática e em movimento, também foram inseridos a Língua Brasileira de Sinais (Libras), links e QRCodes, que possibilitam maior proximidade com o seu público-alvo: infantil, infanto-juvenil e adulto.

O material impresso é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e distribuído para alunos e professores da rede pública de ensino durante a 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia nos municípios de Maués e Tefé.

A série de quadrinhos também pode ser encontrada de forma on-line e gratuita no site.

No items found.
Matérias relacionadas
Nenhum item encontrado
Matérias relacionadas
Nenhum item encontrado