As Principais cidades
O Brasil é um país repleto de belezas naturais, de Norte a Sul, entre florestas, praias, serras e cachoeiras. De todos os destinos brasileiros, porém, nenhum lugar é tão majestoso e impressionante quanto a floresta amazônica, tanto que é um dos destinos turísticos brasileiros mais conhecidos internacionalmente, mas ainda pouco visitado entre os brasileiros.
Foi apenas recentemente que o Brasil começou uma campanha nacional e internacional para fomentar o turismo na Amazônia. A meta é utilizar a renda oriunda do turismo sustentável para garantir a preservação da floresta e a circulação de dinheiro na região.
É inegável que estamos falando de um dos destinos mais surpreendentes do mundo. A região abriga paisagens incríveis, que rendem passeios turísticos inesquecíveis, como as praias de areia branquinha do Arquipélago de Anavilhanas, as cachoeiras de Presidente Figueiredo, o encontro das águas e muito mais.
Para quem deseja explorar o turismo na Amazônia, vale destacar duas sugestões de porta de entrada nessa região: Manaus e Belém.
Manaus
Manaus e a Amazônia são visitáveis o ano inteiro — a chuva é parte da experiência. Mas se você quiser pegar menos chuva, é bom o turista se programar para visitar a região entre junho e novembro. O calor é constante. A temperatura mínima é sempre superior a 22ºC, e máxima, nunca inferior a 30ºC, em qualquer mês.
Como chegar?
Utilizar o Aeroporto Internacional de Manaus é não apenas a opção mais rápida, como também a mais confortável. O transporte fluvial, característico nas cidades banhadas por rios, é uma das alternativas mais utilizadas pelos moradores locais.
Avião
Principal meio de chegada de turistas nacionais e estrangeiros, o Aeroporto Internacional de Manaus fica um pouco afastado do centro da cidade; chegar e sair do aeroporto em um táxi ou transporte por app é a opção mais confortável. É importante ressaltar que, além de servir como chegada a Manaus, o aeroporto oferece voos para países no exterior.

Barco
Os barcos são muito utilizados pelos moradores da região amazônica para ir de uma cidade à outra, especialmente a municípios do interior. É comum utilizá-los para ir de Itacoatiara e Parintins a Manaus, por exemplo. Algumas viagens, no entanto, podem durar muito tempo até Manaus e podem ser desconfortáveis para quem não está acostumado a dormir nas redes. Para quem não quer a experiência de dormirem rede há ‘camarotes’ — cabines fechadas, com beliches e ar-condicionado. Alguns barcos já têm ar-condicionado também na área das redes.

Lanchas
Nos últimos anos surgiu uma alternativa aos barcos lentos: as lanchas. As lanchas 'à jato' têm configuração parecida com ônibus — seis assentos por fileira, três a três, separados por um corredor. Uma viagem a Tefé feita num barco convencional leva42 horas; de lancha a jato, 14 horas.

Carro e Ônibus
Antes de tudo, é preciso saber que ir de carro ou ônibus até Manaus é demorado. A única rodovia de acesso à capital é a BR-174, conhecida como Manaus - Boa Vista. Para quem parte da região central do Brasil é desaconselhável utilizar a Transamazônica, devido à precariedade de sua estrada.

Custo médio de alimentação
Se você quer economizarem Manaus, o custo médio de alimentação por dia pode chegar a 34,00 (café da manhã 6,00, almoço 12,00 e jantar 16,00), comendo em locais como mercados, lanchonetes no centro da cidade e barracas. Para quem está disposto a pagar um pouco mais para ter uma experiência mais confortável pode pagar até 80,00 em um dia com café da manhã (17,00), almoço (27,00) e jantar (36,00).
Quem viaja a Manaus não pode deixar de experimentar os pratos típicos da região, com destaque para as cafeterias com cafés regionais e as peixarias, carros chefes da culinária amazonense. Vale degustar um x-caboquinho (pão+queijocoalho+bananafrita+tucumã) e pedir um saboroso tambaqui assado ou uma caldeirada nos restaurantes da capital amazonense.

Meios de Transporte
A pé - No centrinho histórico de Manaus, caminhadas são suficientes para conhecer os principais edifícios históricos, porém, como o calor na cidade é grande, um carro com ar condicionado cai bem.
Táxi/Transporte por app - Apesar de a frota de táxis manauara não ser grande como nas capitais mais populosas, utilizá-los é uma ótima opção para ter conforto e, ao mesmo tempo, não sentir o calor que faz na cidade. O transporte por aplicativo dominou as corridas nos últimos anos, sendo também uma alternativa para diminuir os custos com táxi.
Carro - Alugar um carro é uma boa solução para ter sossego e desfrutar da temperatura amena dos condicionadores de ar. O lado negativo é que a cidade tem um trânsito intenso. A dica é evitar horários de pico, como início e fim do horário comercial, para fugir do trânsito lento.
Ônibus - Opção barata, mas nem sempre confortável e rápida. Na cidade há micro-ônibus e ônibus em tamanho convencional, com sistema de interação durante uma hora. São frequentes as críticas em relação ao transporte público de Manaus, porém essa é a melhor alternativa para quem quer economizar.
Fonte (Capa): Reprodução/Internet
