Um tremor de terra foi sentido por moradores de Pacaraima, município localizado no estado de Roraima, na noite de sábado (6). Nas redes sociais, relatos indicam rachaduras em paredes de casas e quedas de energia após a situação.
O tremor ocorreu por volta das 20h50, coincidindo com um terremoto de magnitude 4,7 na escala Richter na Venezuela, que faz fronteira com o Brasil pelo estado de Roraima. A 15 km de profundidade, o terremoto se deu ao sudeste de Santa Elena de Uairen, cidade-gêmea de Pacaraima, segundo a Fundação Venezuelana de Investigações Sismológicas.
Moradores dos municípios de Amajari e Normandia, ao Norte de Roraima, também sentiram o tremor. Vídeos nas redes sociais mostram rachaduras em casas e o balanço de móveis.
Apesar do impacto, o Corpo de Bombeiros Militar de Roraima não foi acionado, e a Defesa Civil não registrou chamados relacionados ao terremoto. A Roraima Energia está sendo consultada sobre a possível influência do tremor na queda de energia em Pacaraima.
De acordo com a escala Richter, tremores entre 3,5 e 5,4 são sentidos pela população, mas raramente causam danos significativos. O risco de terremotos de grande escala no Brasil é baixo, com ocorrências principalmente no Nordeste, causando geralmente abalos leves.