Matérias
Ciência e Tecnologia

Sony registra patente para dificuldade adaptativa em tempo real nos jogos de PlayStation

A tecnologia poderia personalizar elementos como habilidades do jogador, número de inimigos e outros parâmetros

Escrito por
Thiago Freire
December 30, 2023
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria

A Sony registrou recentemente uma patente que sugere a possibilidade de introduzir um sistema de dificuldade adaptativa em tempo real nos jogos do PlayStation. A patente, intitulada "Calibração de Dificuldade Adaptativa para Atividades Baseadas em Habilidades em Ambientes Virtuais", foi arquivada em 7 de dezembro de 2023.

De acordo com informações do portal Insider Gaming, a patente não apenas se refere a níveis gerais de dificuldade, como fácil ou difícil, mas detalha elementos específicos que podem ser ajustados, como aumentar certas habilidades do jogador e modificar o número de inimigos, entre outros. 

A proposta envolve a coleta de dados em tempo real sobre o desempenho do jogador. Esses dados seriam então analisados para determinar se o nível de desempenho corresponde ao esperado. Se houver discrepância, parâmetros relacionados à dificuldade do jogo seriam ajustados automaticamente. Isso poderia incluir mudanças na velocidade de movimento, atraso ou hesitação, força do personagem e outros fatores.

A ideia é proporcionar uma experiência de jogo mais personalizada, aumentando o desafio para garantir envolvimento suficiente ou diminuindo-o para evitar frustrações. A patente sugere que, à medida que as habilidades do jogador se desenvolvem, o sistema continuaria ajustando dinamicamente os parâmetros para manter um equilíbrio desafiador.

Embora o registro de uma patente não garanta sua implementação, revela que a Sony está explorando maneiras inovadoras de melhorar a experiência de jogo em seus futuros títulos do PlayStation.

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas