Devido a processos de manutenção e atualização, o sistema do Cadastro Único (CadÚnico) passará por indisponibilidade nos próximos dias. Nesta terça-feira (260, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) divulgou o calendário de indisponibilidade do sistema.
Confira as datas em que o sistema ficará indisponível:
- de 28 de novembro a 1º de dezembro;
- 7 e 8 de dezembro;
- 14 e 15 de dezembro.
Durante o período não será possível realizar novos cadastros, atualizações de dados ou consultas diretamente no sistema.
Em Manaus, a Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) recomenda que os cidadãos que necessitem desses serviços se planejem para buscar atendimento em datas fora do período de indisponibilidade.
Sobre o CadÚnico
O Cadastro Único para Programas Sociais identifica e caracteriza as famílias de baixa renda residentes em todo território nacional. Ele permite que o governo conheça melhor a realidade dessa população ao registrar informações como: endereço, características do domicílio, quem faz parte da família, identificação de cada pessoa, escolaridade, situação de trabalho e renda, deficiência, entre outras.
Entre os principais programas e benefícios federais que utilizam o sistema estão o Bolsa Família, Pé-de-Meia, a Tarifa Social de Energia Elétrica, o Auxílio Gás e o Minha Casa Minha Vida. Além disso, o CadÚnico também serve como critério para a seleção de beneficiários de programas oferecidos pelos governos estaduais e municipais.