Na abertura do ano letivo, para os mais de 187 mil estudantes da rede estadual de educação em Manaus, o governador do Amazonas, Wilson Lima (UB), lançou o programa Sine Primeiro Emprego. O piloto do projeto será aplicado a partir de março, inicialmente, em três escolas da Secretaria de Educação, atendendo 480 alunos. A ação é oriunda de emenda do deputado estadual Adjuto Afonso, no valor de R$ 600 mil.
De acordo com o chefe de estado, o projeto, que faz parte do programa Escola Para o Trabalho, lançado em 2021, tem como objetivo, preparar estudantes finalistas para postos de trabalho disponíveis na rede Sine Amazonas, diminuindo o tempo entre a conclusão dos estudos e inserção no mercado de trabalho. O programa Sine Primeiro Emprego contará com a parceria do Instituto Tecnológico Educacional do Amazonas (Iteam).
“Tem uma idade que começamos a pensar em como colaborar em casa, em ajudar o pai, a mãe, a ter consciência do esforço que a nossa família faz para que possamos estar na escola. É por isso que nos preocupamos com o primeiro emprego, em fazer com que vocês, que estão saindo agora do ensino médio, tenham oportunidades de ajudar em casa e dividir as responsabilidades com os pais”, afirmou o governador.
O anúncio foi feito na Escola Estadual Terezinha Almeida da Silva, bairro Alvorada, zona Centro-Oeste de Manaus. Com 825 estudantes matriculados para o ano letivo de 2025, a unidade de ensino conta com uma estrutura completa composta por laboratórios de informática, de ciências, biblioteca e auditório.
Capacitação
O projeto atenderá, nesta primeira edição, 480 estudantes do ensino médio, com cursos de capacitação para o desenvolvimento de competências necessárias para o primeiro emprego, entre elas: habilidades de comunicação, trabalho em equipe, pontualidade, responsabilidade, capacidade de adaptação e o domínio de ferramentas básicas de informática.
O curso é dividido em módulos e durante seis meses, os alunos serão capacitados e monitorados pela Setemp para verificar a entrada no mercado de trabalho por meio da Rede Sine Amazonas.