Matérias
Amazonas

Sejusc mapeia terreiros do AM para fortalecer políticas de combate à discriminação religiosa 

De acordo com a Sejusc, apenas em Manaus há mais de 200 terreiros, mas até o momento apenas 65 participaram da pesquisa

Escrito por
August 19, 2024
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria
Foto: Reprodução/SEJUSC

A Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos de Cidadania (Sejusc), ligada ao Governo do Amazonas, está mapeando os terreiros (templos de religiões de matrizes africanas) de todo o estado, com objetivo de reunir informações sobre os espaços e suas histórias para traçar políticas públicas mais inclusivas e eficazes. 

O trabalho é realizado pela Gerência de Promoção de Igualdade Racial (GPIR) da Sejusc, responsável por elaborar e coordenar as políticas que garantam o atendimento às necessidades específicas que colaborem com o combate à discriminação racial e a intolerância religiosa, visando a inclusão social da população negra, indígena, povos e comunidades tradicionais, como forma de promover a igualdade étnico-racial e a diversidade religiosa. 

“Entendemos que nós, enquanto Estado, temos o dever de fortalecer as políticas de inclusão e direitos humanos, demonstrando um compromisso com a pluralidade e o respeito às diferenças e a construção de um diálogo contínuo entre o executivo estadual e as comunidades religiosas, assegurando que suas vozes sejam ouvidas e consideradas nas tomadas de decisão”, explica a gerente de Promoção de Igualdade Racial, Camila Reis.

PARTICIPAÇÃO

Os terreiros interessados em participar do mapeamento e receber as visitas da Sejusc devem preencher um formulário através do link https://encurtador.com.br/wgyFU.

De acordo com a Sejusc, apenas em Manaus há mais de 200 terreiros, mas até o momento apenas 65 participaram da pesquisa. A meta é alcançar, pelo menos, 90% dos espaços.

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas