Matérias
Ciência e Tecnologia

Roblox é processada por expor crianças a conteúdo impróprio

A ação alega "propaganda enganosa" e indução de gastos excessivos por meio da moeda virtual Robux

Escrito por
Thiago Freire
November 22, 2023
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria

A Roblox Corporation está sendo processada na Califórnia por algumas famílias que a acusam de expor crianças a conteúdo impróprio, enquanto se apresenta como uma plataforma de jogos direcionada ao público infantil. A ação civil alega "propaganda enganosa" e indução de gastos excessivos por meio da moeda virtual Robux.

As famílias envolvidas no processo afirmam que seus filhos foram expostos a avatares realizando atos obscenos, interagindo com brinquedos sexuais ou em casas de strip virtuais. A fundadora do escritório de advocacia Alexandra Walsh destaca que muitos pais, que evitariam que seus filhos usassem plataformas como o TikTok, não hesitam em permitir o acesso ao Roblox, mesmo que o conteúdo encontrado possa ser mais prejudicial.

O processo também acusa a Roblox Corporation de incentivar os pais a gastarem quantias significativas na plataforma por meio do Robux.

Em resposta ao processo, a Roblox Corporation reforça seu compromisso em proporcionar uma "experiência positiva e segura para pessoas de todas as idades". Alega que mantém vários funcionários responsáveis por garantir a segurança da plataforma. No entanto, essa não é a primeira vez que a Roblox enfrenta ações judiciais relacionadas à segurança e ao conteúdo apresentado.

A Roblox, conhecida como uma plataforma de jogos para o público infantil, tem buscado atender também públicos mais velhos com experiências alternativas mais adequadas. Em maio deste ano, o CEO da Roblox Corporation, David Baszucki, afirmou que a plataforma visava criar espaços para criadores gerarem experiências direcionadas a usuários mais velhos. No entanto, a ação atual destaca preocupações com o conteúdo que alcança as crianças na plataforma.

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas